Dicas Para Investidores Iniciantes

Investir requer análises e conhecimento

Os investidores iniciantes podem ter muitas dúvidas, por isso, é fundamental que se atente a alguns pontos antes de tirar todo o seu dinheiro da poupança. Confira algumas dicas!

Investidores iniciantes e o planejamento financeiro

Para que possa iniciar no mercado financeiro, suas finanças pessoais precisam estar elaboradas e direcionadas. Por isso, faça um mapeamento de sua situação atual. Falamos sobre planejamento financeiro pessoal, confira algumas dicas que podem ajudar a direcionar esse início de gerenciamento pessoal. 

Informação

Buscar informação é o primeiro ponto para investir no mercado de ações. São muitas opções e é necessário que se atente a todos os detalhes para calcular seus riscos. Há muitas informações divergentes quando o assunto é a Bolsa de Valores. 

Sendo assim busque por sites oficiais e confirme as informações. Dessa forma, poderá investir de forma mais direcionada. 

 A BM&F Bovespa, Bolsa de Valores de São Paulo disponibiliza materiais interessantes para investidores iniciantes, por exemplo. Por isso é importante se atentar aos sites confiáveis para que aprenda sobre investimentos antes de apostar suas finanças. 

Vídeos e blogs de especialistas em finanças 

Além disso, canais no Youtube são de grande valia nesse aprendizado. O Gustavo Cerbasi e a Nathalia Arcuri produzem vídeos para leigos, são interessantes, didáticos e explicativos. Veja nosso artigo com indicação de livros sobre finanças para que possa elevar seus conhecimentos.  

Faça uso dos simuladores

Os simuladores de investimentos estão disponíveis nos sites das corretoras de valores, de vários bancos e no próprio site da B3, a bolsa de valores oficial do Brasil.

Ao entender a lógica do mercado de ações poderá direcionar melhor seus investimentos. Poderá simular, por exemplo, o que é melhor como alternativa à poupança, Tesouro Selic ou CDB? Assim sendo, poderá analisar as taxas e comparar as opções.

Diversifique a sua carteira 

A diversificação da carteira de ações é importante para que o investidor entenda a funcionalidade prática de cada investimento disponível. 

Assim, pode diminuir os riscos dentro de seu próprio conceito e análise. Já que investir tudo em uma única opção é um risco grande e desnecessário. Por isso, comece aos poucos.  

Cuidado com promessas de ganhos rápidos

Todo investimento envolve risco, por isso, fuja de promessas milagrosas de riqueza rápida. O mercado é instável e todo investidor sabe que é necessário analisar para investir. Esse é mais um motivo para se orientar por meio de especialistas confiáveis. 

Investir pode ser uma alternativa para aumentar seus ganhos, no entanto, calcule esses riscos para não se frustrar e desistir dessa opção. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.