Dicas para iniciantes no mercado de investimentos
Confira algumas dicas para iniciantes no mercado de investimentos e eleve sua rentabilidade de forma segura. Saiba mais detalhes!
É muito importante que os novos entrantes no mercado de investimentos se atualizem quanto às opções disponíveis, bem como se atentem aos pontos relevantes dessa dinâmica, de modo que evitem fraudes e golpes.
Dicas para iniciantes no mercado de investimentos
O mercado financeiro oferece muitas possibilidades, principalmente na era digital, entretanto, por essa mesma razão também é alvo de muitas fraudes. Tal como ocorre com o Pix e com o Open Banking, o mercado de investimentos também pode sofrer com golpes em nome de instituições ou por meio de opções fora do mercado.
Cuidado com links e ligações
Por isso, se atente a alguns pontos referentes a sua entrada no mercado de investimentos. Por exemplo, não clique em um link que chegue até você por meio de SMS, WhatsApp, e-mail, enfim, caso você receba alguma proposta muito fora do mercado, no que diz respeito à rentabilidade, verifique as informações em sites oficiais e nunca faça nenhum tipo de transferência.
Busque por informações oficiais
É muito importante que o entrante no mercado de investimento verifique as possibilidades inerentes a esse mercado por meio de sites oficiais, como o Banco Central do Brasil (BCB) e a Bolsa de Valores do Brasil (B3), também você pode visitar o site das fintechs e dos bancos tradicionais, já que muitas dessas opções, como o Nubank, oferecem informações pertinentes para novos entrantes no mercado de maneira descomplicada.
Renda fixa
Além disso, também é importante que você diversifique suas opções por meio de investimentos de renda fixa, já que estes são os mais indicados para entrantes, visto que permitem que você saiba qual será o valor resgatado. No entanto, é importante que você não coloque todos os valores que você possui em uma única opção. Ou seja, coloque valores baixos para que estude o comportamento do fluxo do mercado.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto, por exemplo, é uma opção viável para que não os investidores possam “testar” o mercado. Além disso, também você pode fazer uso de simuladores disponibilizados por diversos sites oficiais. Dessa forma, você irá entender melhor o fluxo e também poderá se atualizar quanto às taxas de determinados investimentos.
Volatilidade do mercado e taxa Selic
Não menos importante, também deve entender a volatilidade do mercado e como o aumento da taxa Selic pode ser importante para os investidores. Dessa forma, você deve direcionar todos os seus fluxos para um planejamento financeiro e aumentar a sua rentabilidade de forma segura.