Dia de Tiradentes: Saiba o que fazer no feriadão

Período é ideal para decansar com a família ou amigos

No Dia 21 de abril celebra-se o Dia de Tiradentes. O herói nacional ficou conhecido por sua luta contra a coroa portuguesa e a independência do Brasil. Todavia, para os trabalhadores, é uma grande oportunidade de tirar uma folga, viajar com a família, curtir com os amigos, ou mesmo descansar um pouco.

O feriado de Tiradentes deve cair numa sexta-feira, ou seja, mais um dia para tirar uma folga. Para muitos, é um momento de relaxar, desestressar da vida cotidiana. Serão três dias para curtir como quiser. Portanto, é hora de se planejar, juntar a família e escolher um local agradável para que todos possam curtir o feriadão.

Pode-se aproveitar o feriado para curtir a natureza, praias, cachoeiras, cidades históricas, pousadas, hotéis e restaurantes. Ademais, para quem curte eventos culturais, é possível se planejar e buscar por eventos em todo o Brasil, ou até mesmo no exterior. Pode-se ir a shows, teatros, cinemas, sem sair da cidade.

Caso não possa viajar neste feriado, não se preocupe, durante o ano haverá vários momentos para descansar. podemos destacar o dia do trabalhador, Corpus Christi, 7 de setembro, Nossa Senhora Aparecida, finados e a Proclamação da República. Desse modo, são vários dias para aproveitar para relaxar um pouco.

Dia de Tiradentes 

O Dia de Tiradentes é celebrado no dia 21 de abril, data em que Joaquim Francisco José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, morreu. Ele ganhou esse apelido por trabalhar como dentista. Analogamente, ele também foi um militar, comerciante e ativista político. Ele participou ativamente na inconfidência Mineira.

Tiradentes foi enforcado no dia 21 de abril de 1792 no Rio de Janeiro. Ele foi o único participante da Inconfidência Mineira a ser executado. Eles lutavam contra a coroa portuguesa, pela independência do Brasil. Seu corpo foi esquartejado e posto à mostra em várias localidades, para servir como exemplo.

A princípio, a Inconfidência Mineira lutava contra a alta cobrança de impostos relacionados à extração de ouro que os portugueses na época impunham sobre o Brasil. Por essa e outras razões, eles procuravam pelo desligamento do país da coroa lusitana. Sendo assim, Tiradentes acabou perdendo a sua vida.

A proclamação da República foi instaurada no Brasil no ano de 1889. Desde então, Tiradentes foi proclamado como o maior herói republicano do país. Ele é um mártir da Independência do Brasil. Dessa forma, a partir de então, o dia 21 de abril se transformou em um feriado nacional, celebrado todos os anos.

O que fazer no feriado de Tiradentes

O feriado é uma ótima oportunidade de descansar e aproveitar com a família e amigos, momentos de divertimento, descanso e descontração. Dessa maneira, confira abaixo algumas dicas sobre o que fazer durante o dia de Tiradentes, seja em uma viagem, ou mesmo dentro de casa, no conforto de seu lar.

1 – Maratona de filmes e séries

Quem for ficar em casa no dia de Tiradentes, pode descansar bastante assistindo a seus filmes e séries favoritos. Pode-se fazer uma maratona no seu serviço de streaming junto a seu companheiro, companheira, ou até mesmo sozinho. É uma ótima oportunidade para quem estava sem tempo para curtir. 

2 – Dormir

O dia a dia no trabalho, ou a rotina de um estudante para o Enem ou mesmo para um concurso público, pode ser estressante. Uma boa dica para quem não for viajar no feriado é dormir. Descansar o corpo, relaxar ao máximo neste feriado de Tiradentes. Dessa forma, pode-se voltar às suas atividades com toda a motivação.

3 – Fazer uma caminhada

O feriadão pode ser uma ótima oportunidade para sair de casa, fazer uma caminhada nas redondezas,. Pode-se ir a parques, praças, pista de cooper, sozinho, ou com amigos. Ter um contato maior com a natureza é uma boa chance de relaxar, repor as energias, para retomar às suas atividades depois do feriado.

4 – Ler um livro novo 

A princípio, quem for passar o feriado de Tiradentes em casa, ou mesmo em uma praia, pode aproveitar a oportunidade para ler um bom livro. É o momento certo para escolher um título que gostaria de ter lido há muito tempo. Em conclusão, essa pode ser uma maneira de relaxar, curtir uma história, durante o período de descanso. 

       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.