Como solicitar segunda via da identidade no Rio de Janeiro?

Veja a forma mais prática de tirar o seu documento novamente

Perder o RG (Registro Geral) é um imprevisto comum que pode acontecer com qualquer pessoa. Contudo, é importante saber como ter novamente o documento em mãos de forma rápida. Então, para os cariocas que estão preocupados com essa questão, mostraremos como solicitar a segunda via da identidade no Rio de Janeiro.

O RG é um documento fundamental e obrigatório em várias situações, como abrir uma conta bancária, viajar ou realizar compras parceladas. Por conta disso, na matéria desta terça-feira (11) do Notícias Concursos, explicaremos a maneira mais prática de pedir a segunda vida da identidade no Rio de Janeiro.

Leia mais: ESTE é o prazo para ATUALIZAR o RG: confira e não perca

Onde solicitar a segunda via da identidade no Rio de Janeiro?

Poupa Tempo

A primeira opção é comparecer a uma unidade do Poupa Tempo. É possível agendar o atendimento pelo site ou aplicativo Poupa Tempo Digital, escolhendo a unidade mais próxima de sua residência.

No dia e horário agendados, é preciso apresentar um documento que comprove a perda ou roubo do RG, como um boletim de ocorrência. Além disso, faz-se necessário de pagar uma taxa de R$ 48,88.

Mas, quem preferir, consegue agendar através da central telefônica, pelos números:

  • (21) 3460-4041;
  • (21) 3460-4040.

Assim, basta seguir todas as orientações dadas pelo atendimento automático.

Detran – RJ

O agendamento no Detran – RJ é feito apenas via site. Para a emissão da 2ª via da identidade, é obrigatória a apresentação de um original ou então de uma cópia autenticada de todos os documentos descritos abaixo, conforme as condições do solicitante:

  • Certidão de Nascimento para brasileiros solteiros;
  • Certidão de Casamento para brasileiros casados;
  • Certificado de Naturalização ou D.O.U (Portaria de Concessão da Naturalização publicada na Imprensa Nacional) para naturalizados;
  • Certificado de Igualdade de Direitos e Obrigações Civis ou D.O.U (Portaria de Concessão da Naturalização publicada na Imprensa Nacional) para portugueses que têm igualdade de obrigações civis e direitos;
  • Duda (Documento Único do Detran-RJ de Arrecadação) quitado com comprovante de pagamento;
  • Comprovante de Endereço ou a Declaração de Residência de modelo próprio do Detran – RJ (encontrada no site oficial do órgão) devidamente preenchida.

Observações: O Detran – RJ aceita somente comprovantes como conta de energia elétrica, conta de água, gás, telefone celular ou fixo, e que foram emitidos dentro do prazo de 90 dias, no máximo. Ademais, no endereço eletrônico oficial do órgão é possível solicitar a 2ª via sem a necessidade de agendamento.

Como agilizar o processo de emissão da segunda via do RG?

Uma das formas de agilizar o processo é solicitar a segunda via pela internet, através do site do Instituto Félix Pacheco. Além disso, é importante comparecer ao atendimento com todos os documentos necessários em mãos, para evitar atrasos no processo.

Outra dica é evitar os horários de pico, como no início da manhã e final da tarde, pois o fluxo de pessoas é maior nesses períodos e o tempo de espera pode ser maior. É recomendável comparecer ao atendimento com uma antecedência mínima de 30 minutos do horário agendado.

Quais documentos são necessários para solicitar a segunda via da identidade?

Para solicitar a segunda via da identidade no Rio de Janeiro, é preciso apresentar um documento que comprove a perda ou roubo da identidade, como um boletim de ocorrência. Além disso, é necessário apresentar um documento com foto, como carteira de habilitação, carteira de trabalho ou passaporte, e um comprovante de residência atualizado.

É importante lembrar que a identidade tem validade de 10 anos e que é recomendável renová-la antes do prazo de vencimento, para evitar transtornos. Em suma, a segunda via da identidade é um documento fundamental para a vida civil e é importante saber como solicitar de forma rápida e segura. É importante comparecer ao atendimento com todos os documentos necessários em mãos e evitar os horários de pico para agilizar o processo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.