Como devo estudar para a prova do vestibular?

Afinal, como devo estudar para a prova do vestibular? O que é preciso fazer primeiro, e depois por segundo?

Sabemos que essas dúvidas fazem parte da vida de muito estudantes. Por isso, neste texto nós buscamos listar algumas dicas interessantes, que podem lhe ajudar a tomar decisões mais assertivas.

Acompanhe e comece, hoje mesmo, a montar um excelente plano de estudos!

Como devo estudar para a prova do vestibular?

Ao se perguntar “como devo estudar para a prova do vestibular”, considere as nossas sugestões abaixo! Porém, lembre-se de que quem deve ditar o passo a passo dos seus estudos é você mesmo. Nossas dicas são informativas, não infalíveis. 😉

Dito isso, vamos às ideias que trouxemos hoje:

1. O primeiro passo é analisar o edital

O edital é a maior fonte de informações para você montar o seu plano de estudos. Sem ele, você poderá estudar de uma forma errada, sem focar nos conteúdos certos e que realmente serão cobrados mais tarde. Por isso, analise, com cuidado, o edital que é disponibilizado pela instituição que você deseja ingressar.

Faça uma lista com todos os conteúdos, de cada matéria, que você precisará estudar a partir de hoje. Não se desespere com a quantidade, pense que você montará um cronograma para dar um passo de cada vez.

2. Verifique o tempo disponível até o vestibular e divida as matérias

Depois que você tiver uma visão mais assertiva do que deve ser estudado em cada matéria, é hora de verificar o tempo disponível. Quantos meses faltam para o vestibular? Quantos dias você terá para cada matéria, ao longo da semana? Esse tipo de visão ajuda na hora de quebrar os conteúdos em partes, viabilizando uma maior organização das demandas.

3. Crie uma sequência didática para cada assunto

O seu cronograma está quase pronto, certo? Porém, para finalizá-lo, crie uma sequência didática para cada assunto. O que deve ser aprendido primeiro? E por segundo? Dentro de um tema específico?

Isso tudo lhe ajuda a montar um cronograma com prazos interessantes. Não tenha pressa na hora de montar esse cronograma, e lembre-se de criar uma sequência que respeite os seus limites.

Isto é, não caia naquele erro de querer  “matar” o máximo de matéria por dia, pois isso pode sobrecarregar os seus estudos e atrapalhar os seus resultados.

A sequência didática precisa de um começo, meio e fim, com base nos objetivos de aprendizagens sobre aquele tema específico.

4. Busque fontes confiáveis de informação

Montou o seu cronograma, seus prazos e as suas sequências didáticas para cada matéria? Muito bem! Agora, quando se perguntar “como devo estudar para a prova do vestibular”, lembre-se de considerar também as fontes de informação.

Busque livros, vídeos de profissionais renomados, podcasts e artigos que possam lhe ajudar a atingir cada objetivo de aprendizagem desenhado na sequência didática.

Cuidado com fontes vazias e superficiais: fique sempre de olho nas referências dos conteúdos que você lê.

5. Faça simulados de cada tema/matéria

Por fim, busque fazer simulados de cada matéria ou tema que você estudar e for finalizando. Isso ajudará a fixar ainda mais os conhecimentos.

Bons estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.