Estudar com objetivos de aprendizagem: Saiba mais sobre essa prática

Estudar com objetivos de aprendizagem é uma forma de internalizar melhor os conteúdos. Por meio dos objetivos bem estruturados você poderá ler um conteúdo de uma maneira mais organizada, pois saberá o que realmente quer aprender.

Porém, se você ainda tem dúvidas sobre essas práticas, acompanhe este texto até o fim e saiba mais!

O que são os objetivos de aprendizagem?

Os objetivos de aprendizagem são as metas que você quer atingir dentro de cada conteúdo estudado. É importante diferenciá-lo dos objetivos mais amplos, como passar na prova ou se formar na faculdade. Nestes casos, você não estará focando apenas no material estudado, mas sim no seu sonho.

Assim sendo, no caso dos objetivos de aprendizagem, você estará ancorando a sua atenção nos conceitos que você almeja aprender naquele momento

Para ser mais claro, imagine que você está estudando sobre multiletramentos. Dentro dessa matéria você pode preparar objetivos de aprendizagem como:

  • Saber o que é multiletramentos.
  • Entender exemplos de multiletramentos.
  • Saber a importância dos multiletramentos.
  • Compreender diversas formas de leitura.
  • Entre outras possibilidades.

Perceba que esses objetivos acima poderão direcionar melhor as suas leituras. A seguir, portanto, apresentamos um passo a passo que pode ajudar a montar esses objetivos.

Como estudar com objetivos de aprendizagem?

Para estudar com objetivos de aprendizagem é preciso ser organizado e fazer as coisas com uma certa antecedência. Isso significa que estudar com esse foco apenas antes da prova, ou seja, “em cima da hora”, talvez não seja o melhor caminho. Busque, dessa maneira, organizar-se com antecedência, levando em consideração os pontos abaixo:

1. Analise quais conhecimentos você quer ter ao finalizar o conteúdo (o índice pode ajudar)

Analise, antes de tudo, os conhecimentos que você quer adquirir. Porém, você deve estar se perguntando: como vou saber quais são os conhecimentos se ainda não estudei?

Bem, alguns livros didáticos apresentam os objetivos de aprendizagem no início da unidade. No entanto, caso não haja essa lista de objetivos, use o índice do capítulo.

Sobre o quê fala o primeiro tópico? E o segundo? Com base nesses títulos você pode criar seus objetivos.

2. Faça perguntas com base nesses conhecimentos que quer adquirir

Depois de listar os objetivos, transforme-os em perguntas que serão investigadas durante os estudos. Retornando ao nosso exemplo inicial, pergunte: O que são multiletramentos?

Com base nessa pergunta você irá ler o conteúdo buscando as respostas, mais tarde.

3. Leia o material uma vez e, na segunda vez, vá respondendo os questionamentos

Leia todo o material uma primeira vez, de forma ampla. Depois, vá relendo e respondendo os questionamentos que surgiram com os objetivos de aprendizagem. Assim você estará internalizando melhor as respostas, pois estará lendo pela segunda vez.

4. Retome os objetivos e tente responder esses questionamentos sem ler

Por fim, para estudar com objetivos de aprendizagem é necessário retomar os objetivos depois dos passos anteriores. Sem consultar as respostas, tente responder, para si mesmo e de preferência em voz alta, as perguntas levantadas no começo dos estudos.

Essa prática poderá lhe ajudar a aprender mais e melhor! Faça o teste. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.