5 dicas para desenvolver uma rotina de estudos produtiva

O primeiro passo para obter o resultado desejado em concursos e vestibulares é criar um bom planejamento para os estudos. No entanto, sem uma rotina de estudos produtiva é difícil dar conta de todo o conteúdo. Apesar de ser de suma importância, muitos estudantes têm dificuldade para manter uma rotina, de modo que alguns acabam estudando apenas quando conseguem um tempo livre.

Tal falta de organização acarreta em resultados ruins, pois é ineficaz e improdutivo. Por isso, é preciso estabelecer e manter uma rotina de estudos equilibrada para garantir a produtividade. Veja abaixo 5 dicas de como fazer isso!

1. Priorize os estudos 

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que, para obter bons resultados, os momentos de estudo devem ser uma prioridade na sua rotina. Desse modo, ao organizar suas atividades do dia a dia, lembre-se de que cumprir a meta de estudos é um dos pontos mais importantes. Então, se for preciso cortar alguma atividade ou diminuir o tempo gasto em alguma delas, o horário de estudos deve ser mantido.

2. Organize seu ambiente

Além de ter uma boa organização das atividades, a organização do local de estudos também tem muita relevância. Estudar em um ambiente limpo e sem poluição visual ou sonora é o ideal para ter uma boa produtividade. Então, mantenha sua mesa sempre organizada, somente com os materiais dos quais você precisará para estudar. Além disso, preze por uma boa iluminação e pelo conforto.

3. Estabeleça horários fixos 

Uma questão que pode influenciar muito no nível de produtividade é ter horários fixos de estudo. É muito mais simples para o cérebro entrar no ritmo quando há recorrência em uma atividade. Desse modo, se possível, estude sempre nos mesmos horários. Se você tem melhor rendimento pela manhã, por exemplo, reserve todas as manhãs para os estudos. Uma boa dica é estabelecer horários fixos para cada disciplina, assim ficará mais fácil dar conta de todo o conteúdo programático.

4. Evite distrações

Nem sempre é fácil evitar as distrações, principalmente em casa. No entanto, mesmo as pequenas interferências podem atrapalhar a produtividade de sua rotina de estudos. Então, durante os estudos, desligue o celular, evite o uso das redes sociais ou manter ligados aparelhos de som e televisores.

5. Tenha momentos de descanso

Por fim, para ter uma rotina de estudos efetivamente produtiva, você precisa ter momentos de descanso, sejam poucos minutos entre as matérias, como na Técnica Pomodoro, seja um momento mais longo antes ou depois dos estudos. O cérebro precisa descansar para absorver melhor os assuntos, então não o sobrecarregue com longas horas de estudo sem pausa.

Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui e confira cursos on-line gratuitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.