Como criar uma rotina de estudos?

Como criar uma rotina de estudos: confira as dicas!

Para conseguir se sair bem na prova do ENEM, em algum vestibular ou em algum concurso, é fundamental que você estruture uma rotina de estudos. 

Isso porque, essa rotina irá te ajudar a direcionar os seus estudos e as suas metas, consolidando a sua preparação. Ainda, uma rotina de estudos bem pensada pode ajudar o estudante a dividir os conteúdos que devem ser estudados até o dia da prova.

Dessa forma, o artigo de hoje trouxe algumas dicas que irão te ajudar na criação de uma rotina de estudos eficiente.

Rotina de Estudos: Seus compromissos

Uma rotina de estudos eficiente deve levar em consideração todos os seus compromissos e empenhos. Assim, separe em um papel ou no computador todas as atividades que você desempenha ao longo da semana, bem como os horários em que elas ocorrem. 

Dessa maneira, visualizando suas tarefas, você consegue criar um planejamento realista e que poderá funcionar na prática. 

Rotina de Estudos: Método

Uma boa rotina de estudos só funcionará se você estiver estudando de forma eficiente. Isso significa que você deve estar, de fato, memorizando os conteúdos estudados e conseguindo aumentar o seu desempenho em simulações. 

Para descobrir uma maneira eficiente de estudar, você deve analisar todos os métodos de estudo existentes e escolher aquele que funciona melhor para você. Isso porque, cada estudante consegue aprender melhor de um jeito diferente: algumas pessoas preferem estudar lendo, outras optam por estudar ensinando o conteúdo para alguém e outras, ainda, acreditam que estudar por resumos é o método mais eficiente. 

Para descobrir qual o método mais eficiente para você, você pode testar todos eles por cerca de uma semana e, ao final do ciclo, decidir qual resultou em melhores resultados. O escolhido deverá ser incorporado na sua rotina de estudos.

Rotina de Estudos: Horários

Para que a sua rotina de estudos funcione na prática, você deve definir rígidos horários. Você pode, por exemplo, estabelecer que das 10:00 às 14:00 você estará estudando matemática. Dessa maneira, você não correrá o risco de esquecer que deve estudar essa matéria, deixando um tópico de lado, e também não correrá o risco de ficar confuso no dia em questão, uma vez que não sabe quando estudar. 

Ainda, você pode conversar com as pessoas que vivem com você sobre a sua rotina de estudos. Conte para eles quais são os seus momentos de estudo e que, nós mesmos, você não deve ser disturbado.

Rotina de Estudos: Pausas

Uma rotina de estudos eficiente deve conter pausas. Elas são fundamentais para que o seu cérebro descanse, se recupere e se prepare para receber novos conteúdos. 

Não deixe de inserir alguns descansos ao longo da sua rotina. Lembre-se de que é inútil estudar quando se está extremamente cansado e esgotado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.