Decoração com iluminação: confira ideias

Aprenda a decorar sem erros na hora de iluminar o ambiente

Em qualquer lugar que você entra, a primeira coisa que vai notar é a iluminação do ambiente. Ela é o que vai definir se o local é escuro, ou se possui claridade suficiente para se tornar aconchegante e acolhedora. Por isso que hoje, nós vamos dar ideias inspiradoras para sua casa, usando decoração com iluminação.

A iluminação é fundamental nos ambientes, pois ela definirá se você vai ficar por bastante tempo no local ou se você irá sair logo. Se a iluminação for adequada, pode mudar toda a sua percepção sobre o ambiente, mas, do contrário, desvaloriza o cômodo e o seu projeto irá cair por terra.

Por isso, siga as nossas dicas e considere as nossas avaliações antes de planejar ou reformar a iluminação de sua casa.

Fazer decoração com iluminação -- Reprodução Canva
Fazer decoração com iluminação — Reprodução Canva

Ideias inspiradoras para a decoração com iluminação de sua casa

Confira dicas essenciais e aplique no seu lar:

Idealize a utilidade de cada ambiente

Pense na utilidade de cada ambiente para escolher a iluminação e o tipo de luz necessária. Assim, se o ambiente necessita ter maior claridade, como por exemplo, a cozinha, o banheiro ou um local de estudo, você pode utilizar a luz branca e, assim, conferir maior visibilidade e atenção.

Agora, em ambientes que têm necessidade de serem mais aconchegantes, opte pela luz amarela, que é recomendada para ambientes de descanso, como salas e quartos.

No quarto, a iluminação pode ser mais suave, mais amarela para, assim, se tornar mais aconchegante. Mas, se você tiver o hábito de ler no quarto, invista em uma luminária de luz branca.

Para a cozinha, a recomendação é de que seja utilizada a luz branca principalmente no espaço em que você prepara os alimentos. Mas, nada impede de você instalar pendentes de luz amarela em cima da mesa da cozinha, ou um dimmer, que controla a intensidade da iluminação.

A iluminação deve combinar com a decoração do ambiente

Assim, a iluminação feita por abajures, luminárias ou arandelas deve obrigatoriamente combinar com a decoração do local. Por isso, opte por modelos que produzem os efeitos esperados na decoração.

Além disso, escolha modelos de materiais que combinem, bem como os tamanhos adequados, para não destoar no ambiente.

Considere o espaço disponível para a compra da iluminação

Assim, se a sua casa possuir pé direito alto, opte por lustres, luminárias e arandelas grandes, pois tem espaço suficiente para tanto.

Mas, se a sua casa for pequena, não há espaço suficiente para objetos de iluminação grandes.

De nada adianta você comprar objetos de iluminação que não condizem com o tamanho do ambiente que você dispõe.

Fique atento à iluminação externa

A iluminação externa nas casas é muito usada nos jardins, nas entradas da casa e no portão, como forma de dar maior segurança para as pessoas. A casa precisa ficar bonita também à noite.

Se a opção for um condomínio ou loja, a iluminação externa vai chamar atenção para o local, deixando visível inclusive à noite.

Abuse da iluminação indireta

Você pode apostar em criar quadros de luz, usando abajures e luminárias de chão. Os quadros de luz chamam atenção para um espaço em especial, podendo ser um quadro, uma mesa, estátua, entre outros elementos.

Para tal, utilize abajures para destacar mesas ou aparadores, as arandelas destacam a parede em que estão colocadas e as lâmpadas de chão, chamam atenção para poltronas, jardins ou pequenos espaços.

Utilize a iluminação para chamar atenção dos móveis

Seja por ser muito antigo, seja por ser muito moderno, ou ter algum valor afetivo, é interessante que você destaque o móvel usando iluminação. Para isso, você pode usar fitas de led, ou direcionar uma lâmpada de chão para o móvel.

Se o móvel for uma estante ou prateleira, você pode utilizar spots de iluminação, para destacar.

Procure evitar o ofuscamento

Para isso, evite paredes lisas ou espelhadas, pois a luz pode refletir nessas superfícies e incidir nos olhos das pessoas.

O ofuscamento causa desconforto nas pessoas, por isso, evite em qualquer projeto de iluminação.

Por fim, aproveite as dicas deste artigo e faça você mesmo a iluminação dos ambientes de sua casa! Com certeza será o diferencial de cada cômodo uma luz toda diferentona e de acordo com a sensação que você quer para aquele local!

Assim, foque em nossas dicas e não esqueça de retornar ao post sempre que achar necessário refrescar a memória! Pense em como gostaria de organizar cada espaço e planeje de forma alegre e bastante criativa! Agora é só colocar a mão na massa!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.