Currículo: apresente sua trajetória profissional de forma objetiva e atrativa

Apresente sua trajetória profissional de forma objetiva e atrativa durante a construção do seu currículo. Veja dicas relevantes!

A construção do currículo do candidato deve ser conceituada como uma apresentação objetiva e sucinta de sua trajetória. Visto que o currículo será explorado pessoalmente durante uma entrevista de emprego.

Currículo: apresente sua trajetória profissional de forma objetiva e atrativa

As informações no currículo devem prezar pela organização. Visto que um documento construído de maneira desorganizada não será avaliado em sua totalidade.

Evite inserir situações concretas no currículo

O candidato deve ter clareza sobre seu objetivo no mercado e deve inserir apontamentos relevantes sobre suas vivências profissionais. É importante que não insira uma narrativa completa no currículo; já que  um documento profissional muito extenso torna-se desinteressante na maior parte das análises iniciais.

Dados pessoais

Destaque suas informações pessoais de maneira assertiva. Sendo assim, não informe números referentes a documentação, nem informe um endereço de e-mail que contenha palavras pejorativas, por exemplo.

Objetivo

O seu objetivo no currículo deve ser direto. É importante que você respeite a hierarquia atual de sua trajetória profissional dentro de sua área, informando o seu cargo. Por exemplo: gerente de atendimento ao cliente; assistente de faturamento; analista de relacionamento com o cliente; auxiliar de estoque etc.

A sua trajetória profissional

As suas informações profissionais devem corroborar seu objetivo de maneira orgânica. Informe suas experiências de maneira sucinta, informando o nome das empresas pelas quais você passou e seu período de atuação em cada uma delas. Faça apontamentos relevantes sobre suas atividades exercidas e, caso seja possível, utilize termos pertinentes ao seu segmento de atuação profissional.

Formação acadêmica

A sua escolaridade deve ser informada de maneira objetiva. Sendo assim, é cabível que você informe cursos certificados e destaque cursos em andamento, considerando a data de término prevista e a modalidade do estudo (EAD ou presencial).

O resumo do currículo e suas habilidades

Caso você opte por resumir o seu currículo, é interessante que você crie uma relação entre os dados informados no currículo e suas habilidades e competências, considerando que essa relação será avaliada pelo profissional de recrutamento e seleção

LinkedIn 

Além disso, é aconselhável que o candidato atualize o seu perfil na plataforma online LinkedIn. Visto que o LinkedIn possui valor de mercado como uma plataforma de recrutamento e seleção amplamente utilizada por diversas empresas. Sendo assim, é importante para o candidato atualizar o seu perfil e direcionar os envios do seu currículo, objetivando a elevação de sua visibilidade profissional. 

Adapte os pontos citados

Entretanto, a ligação entre o resumo do currículo e as atividades exercidas pode ocorrer de maneira indireta. Portanto, faça adaptações dos pontos citados e direcione sua trajetória profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.