Entrevista de emprego: postura, narrativa, qualidades e defeitos

O candidato deve direcionar a sua postura durante a entrevista de emprego. Confira dicas assertivas e adaptáveis!

O candidato deve direcionar a sua postura durante a entrevista de emprego para que alcance os seus objetivos de carreira em longo prazo.

Entrevista de emprego: postura, narrativa, qualidades e defeitos

O nervosismo é um fator inerente à uma situação de avaliação. Entretanto, quando o candidato se deixa dominar pela ansiedade, ele pode adotar uma postura negativa, ficando aquém do seu potencial no mercado de trabalho.

É importante para o candidato analisar todos os fatores que impactam a sua postura durante a entrevista de emprego. Por isso, é relevante que se prepare para que possa responder aos questionamentos de maneira orgânica e para que direcione o seu comportamento durante o processo de recrutamento e seleção.

O candidato deve conhecer seus pontos fortes e seus pontos fracos para demonstrar suas habilidades comportamentais e o seu senso de urgência durante entrevista de emprego.

Experiências profissionais 

É aconselhável ao candidato que leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem os seus pontos positivos, falando sobre a sua proatividade; capacidade de lidar com metas; comprometimento com a equipe; gestão de projetos; relacionamento entre a empresa e o cliente; acompanhamento de treinamentos; condução de reuniões brainstorming; facilidade para atender o cliente; dentre outros aspectos que estejam relacionadas ao seu perfil profissional.

Pontos fortes

Por outro lado, equilibre as informações ao falar sobre seus pontos negativos. Sendo assim, é importante que apresente uma resolução de modo orgânico. Por exemplo, ao se colocar uma pessoa tímida, é importante que destaque que pretende estudar teatro ou qualquer outro curso voltado para expandir a sua comunicação.

Ao informar que precisa melhorar o seu conhecimento técnico em um determinado sistema utilizado dentro da sua área de atuação, informe que já está realizando cotações com instituições específicas.

Comportamento

A sua postura deve corroborar a sua narrativa. Por isso, é importante que você não permaneça com braços cruzados; controle o seu tom de voz; não deixe objetos no seu colo; fale de maneira calma e tranquila.

Caso seja possível, evite atrasos e trabalhe a sua respiração; já que são pequenas mudanças que podem te ajudar a se direcionar durante a entrevista de emprego. O candidato não deve sair da entrevista de emprego com dúvidas; já que é importante fazer uso do espaço que é cedido ao candidato no final do processo seletivo.

Avaliação mútua

Faça perguntas sobre a empresa de forma abrangente, considerando seus objetivos e os valores envolvidos. Dessa forma, enquanto candidato, você torna a avaliação genuína; ao passo que também pode avaliar a viabilidade da contratação, já que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.