Cultura do autocuidado: O que é e como ela impacta a sua vida

cultura do autocuidado, como o próprio nome nos dá a entender, relaciona-se com o hábito de cuidar de nós mesmos. Ela inclui questões físicas, emocionais, mentais, etc. É tudo aquilo que fazemos para nos gerar felicidade, saúde, prazer e bem-estar. Sem essa prática, acabamos negligenciando quem somos e deixamos de lado as nossas necessidades intrínsecas.

Muitas vezes, as pessoas têm a necessidade de cuidar e proteger o outro, deixando de lado o cuidado próprio e o amor por si mesmo. Assim, tendem a ter uma vida desgastante, onde os desejos próprios não são uma prioridade. Por isso que devemos rever a nossa forma de praticar o autocuidado no dia a dia!

É ele quem nos dá a possibilidade de crescermos e nos desenvolvermos de forma saudável. A seguir, daremos mais detalhes sobre o tema.

Quais os impactos da cultura do autocuidado na vida pessoal e profissional?

Entendido o que é o autocuidado, é importante também compreender qual a importância dessa cultura no dia a dia. Veja quais são os impactos do ato de cuidar de si mesmo:

  • Mais qualidade de vida: Você conquista mais qualidade de vida, a partir do momento que começa a prestar mais atenção no que é fundamental para a sua felicidade e bem-estar.
  • Relacionamentos mais saudáveis: Os seus relacionamentos se tornam mais saudáveis, pois você reconhece a sua própria importância e não permite que a toxicidade faça parte da sua vida.
  • Saúde física e mental sempre em dia: A sua saúde mental fica equilibrada, assim como o seu corpo também fica mais saudável.
  • Autoestima e realização pessoal: Cuidar de si mesmo faz com que você se direcione a um caminho onde a sua autoestima é equilibrada e há uma maior realização pessoal e profissional.

Como incluir a cultura do autocuidado na rotina?

A cultura do autocuidado precisa estar presente em todas as nossas ações. Sim, isso mesmo! Em cada coisa que fazemos, todos os dias, devemos analisar o quanto aquela atividade tem a ver com o nosso autocuidado. Esse tipo de pensamento e ação impedem que nos deixemos de lado em prol do outro.

É claro que haverá momentos de sacrifício e dificuldades, e isso é super normal. Porém, o que estamos querendo demonstrar aqui é que você jamais deve se deixar completamente de lado, em prol de outra coisa. Lembre-se de sempre olhar para si, para as consequências e para as sensações que você sente diante das suas ações, ao mesmo tempo em que pratica a empatia.

Dito isso, vamos agora às dicas de como incluir esta cultura na sua rotina:

  • Pratique exercícios físicos: A atividade física melhora a autoestima; traz benefícios para a saúde física; equilibra os níveis de estresse e ansiedade e faz você dormir melhor.
  • Saber dizer não: Não aceite tudo do outro. Saiba dizer “não” quando necessário e evite desgastes emocionais.
  • Ter momentos de lazer e relaxamento: Priorize os seus momentos de relaxamento e prazer. Eles fazem parte da cultura do autocuidado e são extremamente importantes.
  • Priorizar o seu bem-estar: Sempre que possível, foque no seu bem-estar. Ele deve estar em primeiro lugar. (Obs.: não confunda bem-estar com zona de conforto, ok?).
  • Tenha bons hábitos de higiene e beleza: Cuide da sua beleza e da sua higiene. Trate a sua pele, os seus cabelos, unhas, dentes, enfim. Cuide de quem você é!
  • Preze pela sua vida social saudável: Preze pela sua vida social. Ela pode lhe impulsionar a momentos alegres e descontraídos com as pessoas que você ama. Ao mesmo tempo, corte relações tóxicas e seja fiel a você mesmo.

Acredite, a cultura do autocuidado pode mudar a sua forma de viver, estudar, trabalhar, enfim! Ela pode mudar a sua vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.