Como sair da zona de conforto? Veja algumas dicas

Sair da zona de conforto é uma forma de explorar novas esferas da vida. É a chance de experimentar sabores, cheiros, texturas e sensações. É esta saída que permite que possamos encontrar o que amamos verdadeiramente. Afinal, sem novas descobertas e experimentações, como poderemos ter certeza de que já amamos tudo que realmente queremos?

Por isso, sair da zona de conforto pode ser a porta de entrada para um novo sonho, hobby ou objetivo. E é de suma importância que você comece a trabalhar esta “saída” o quanto antes. Acredite, o resultado é maravilhoso. Vamos começar a planejar as suas mudanças? Então continue lendo.

Como sair da zona de conforto?

Para sair da zona de conforto é preciso, primeiramente, admiti-la. Muitas pessoas têm vergonha de dizer que estão acomodadas na vida que têm, mas isso não é motivo de constrangimento! Todos nós, em algum momento de nossas vidas, nos deparamos com a zona de conforto.

Ela diz respeito ao momento em que nos sentimos plenamente confortáveis com uma rotina ou forma de viver… Por isso, ela é natural. Afinal, à medida em que desenvolvemos uma habilidade, ficamos confortáveis dentro dela, concorda?

E o problema não está nesse conforto. O problema está em permanecer nesse platô para o resto de nossas vidas. Sem novas experiências, emoções e sensações. Aqui é que está o perigo: pois a vida pode se transformar em uma monotonia.

Sendo assim, abaixo listamos algumas sugestões que podem fazer com que você não caia na zona de conforto infinita, mas sim, busque novas maneiras de enxergar e viver a vida. Preparado?

1- Comece algo novo, toda semana

Todas as semanas tente começar algo novo. Não precisa ser um projeto “mirabolante”, pode ser algo mais simples do que você imagina. Um exemplo seria começar a ler mais livros; sair para novos lugares; tentar cozinhar um prato diferente; e assim por diante.

Começar coisas novas nos inspira a seguir em frente; nos move para novas áreas de nossas vidas e também protege a saúde do nosso cérebro e nossos neurônios. Interessante, não?

2- Experimente sensações diferentes

Do mesmo modo como você deve tentar algo novo, você também deve experimentar sensações diferentes. Explore os seus sentidos!

Use um perfume novo (ele gravará aquele momento em sua memória e, sempre que você sentir o aroma, lembrará de determinado momento); experimente um novo tipo de comida; aprenda a dançar; cante; assista coisas diferentes; etc.

3- Encare os seus medos de forma gradativa

Comece a encarar os seus medos para conseguir sair da zona de conforto. Você tem medo de falar com pessoas que não conhece? Comece a conversar mais com o garçom sobre o prato que você está solicitando.

4- Encontre amigos para novas aventuras e assim sair da zona de conforto

Faça amizades e fortaleça as antigas. Assim você consegue estabelecer novas aventuras, conhecendo os gostos dos seus amigos e descobrindo que estes também podem ser os seus. Dê espaço para as outras pessoas fazerem parte da sua vida!

5- Viaje mais e assista filmes e séries diferentes

Viajar é uma das melhores formas de sair da zona de conforto. Assim você conhece realidades diferentes e culturas completamente opostas da sua.

Porém, é claro que em meio à pandemia isso fica inviável. Nesse caso, a sugestão que damos é que você assista filmes, séries e documentários de culturas diferentes. Isso também pode abrir a sua mente a fazer com que você se inspire e expanda os seus horizontes.

Desenvolva, dessa maneira, uma vida mais rica em experiências e descobertas. Permita-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.