Cultivar relacionamentos no trabalho – Como cultivar boas relações?

Cultivar relacionamentos no trabalho é fundamental para manter uma atmosfera saudável no ambiente corporativo. Isso porque são as relações interpessoais que abrem portas importantes em nossas vidas, nos direcionando para novas aprendizagens, experiências, etc.

Sendo assim, fizemos este conteúdo pensando em formas de lhe ajudar a cultivar boas relações no trabalho. Acompanhe e entenda.

Como cultivar relacionamentos no trabalho?

Antes de qualquer coisa, lembre-se de ser uma pessoa sinceraautêntica. Isso é fundamental para que possamos desenvolver boas relações em qualquer esfera social. Assim, conseguimos conquistar as outras pessoas e formamos laços honestos, que tragam boas experiências para ambos os envolvidos.

Em outras palavras, fuja daquela ideia de tentar impressionar ou algo do tipo. Foque em ser você, baseando-se sempre no bom senso. Consequentemente as suas relações irão melhorar.

Mas, além desses cuidados simples, existem outras formas cultivar relacionamentos no trabalho. Veja abaixo algumas sugestões:

1- Demonstra humildade e abertura para aprender com os “veteranos”

Quando você estiver em um ambiente de trabalho novo, tente não se manter tanto na defensiva. Muitas vezes, por conta do “desconhecido”, tentamos demonstrar que somos super autoconfiantes e que temos muitas experiências. Até certo ponto, esse tipo de atitude pode ser interessante, mas, também é preciso demonstrar humildade e vontade de aprender com “os mais velhos”.

Acredite, dar essa abertura para os veteranos fará com que você se mostre como uma pessoa muito mais agradável do que querer parecer um que “já sabe tudo”.

2- Pratique a escuta ativa e observe os seus colegas

A escuta ativa deve fazer parte da sua vida, a partir de hoje. É através dela que você observa e presta atenção em cada palavra dita pelos seus colegas. Ao mesmo tempo, você pode analisar as suas expressões faciais, articulações, gesticulações, etc. Com isso, as falhas na comunicação diminuem e você consegue cultivar relacionamentos no trabalho.

3- Desenvolva a sua capacidade de empatia

A empatia também deve ser desenvolvida, todos os dias. Quando aprendemos a nos pôr no lugar do outro, automaticamente pensamos com mais clareza sobre o que falamos e fazemos. E assim, diminuímos as chances de parecermos autoritários, egoístas ou arrogantes, melhorando as nossas relações interpessoais.

4- Não cultive comentários pejorativos e fofocas no trabalho

Os comentários pejorativos e a temida fofoca no trabalho precisam estar fora do seu repertório de assuntos. Mesmo quando alguém vier “fofocar” com você, tente se manter neutro o máximo possível.

Desvie o assunto, demonstre interesse nesse tipo de conversa e siga a sua rotina como se isso não tivesse nada a ver com você – afinal, realmente não há. Assim você demonstra ser uma pessoa mais equilibrada e confiável.

5- Mentalize que os outros sempre têm algo para lhe ensinar

Quando você estiver se sentindo desconfortável em um ambiente com pessoas que você tem pouca afinidade, pense que todo mundo tem algo para lhe ensinar. Isso fará com que, aos poucos, você se sinta mais à vontade e aberto a ouvir as outras pessoas, melhorando as suas relações.

Experimente mudar a sua forma de pensar! Compreender que as palavras ditas pelo outro pode ser algo valioso para os seus conhecimentos aumentará o seu foco e interesse naquela conversa, antes vista como “desagradável”. Pense nisso! 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.