Cronograma de estudos: Como usá-lo para se concentrar melhor

Um bom cronograma de estudos é capaz de trazer benefícios de curto, médio e longo prazo. É a partir dele que você melhora a sua concentração; sente-se mais motivado e ainda diminui as chances de procrastinação. Por isso é tão importante saber montá-lo adequadamente. E, mais do que isso, saber colocá-lo em prática de modo efetivo.

Para lhe ajudar nessas duas tarefas, elaboramos esse guia completo com dicas que certamente farão a diferença no seu dia a dia. Vamos lá?

Como montar um cronograma de estudos para se concentrar melhor

Antes de qualquer coisa, é preciso montar o seu cronograma de estudos se baseando na sua realidade. Isto é, não adianta colocar no papel que você lerá dois livros por semana se, na prática, você só tem tempo para um. É preciso respeitar o seu ritmo e o seu tempo, e dentro disso criar estratégias eficientes para seguir as suas metas e objetivos. Caso contrário, você pode acabar se sobrecarregando e levando a sua mente ao que chamamos de esgotamento psicológico.

Entendido isso, vamos agora estruturar o seu cronograma? Pegue lápis e papel e comece a anotar as nossas dicas!

1- Analise todas as matérias que você terá ao longo do semestre

O primeiro passo é saber tudo o que precisa ser feito ao longo do seu semestre. Não adianta querer criar um cronograma apenas estipulando X horas para cada matéria. É preciso se atentar às atividades de cada uma delas, considerando complexidade, demora para conseguir a resolução, entre outras possibilidades.

Assim você consegue mapear, mesmo que por cima, quanto tempo você levará para fazer cada tarefa. Considere que as tarefas são:

  • Ler o livro da disciplina, ou artigos científicos sobre o tema;
  • Fazer breves anotações e resumos;
  • Criar mapas mentais e outros tipos de materiais visuais para um bom entendimento do conteúdo;
  • Responder às autoatividades;
  • Fazer possíveis trabalhos, seminários, artigos e outros tipos de atividades mais complexas.

Separando um tempo médio para cada uma dessas atividades (e separadamente para cada disciplina), você estará tendo uma visão muito melhor do que precisa ser feito.

2- Divida as atividades em blocos de matérias

Conseguiu mensurar o tempo de cada atividade/tarefa? Então some os tempos de cada matéria. Por exemplo, uma matéria pode somar um total de 20 horas de estudos, enquanto outras podem resultar em 40 horas.

Partindo desse princípio, você deverá criar blocos de matérias, dando mais espaço na sua agenda para as matérias “maiores”. Assim, você pode ir dividindo esses blocos em dias da semana, sempre considerando a sua rotina.

Exemplo:

  • Separar um bloco de tempo de 2 horas na segunda-feira para a matéria de 40 horas e um bloco de tempo de 1 hora na terça-feira para a matéria de 20 horas, e assim por diante.
  • Ou então, separar 1 hora na segunda e 1 na terça-feira para a matéria de 40 horas, e 30 minutos na quarta e na quinta-feira para a matéria de 20 horas.

Vale repetir as matérias ao longo da semana para melhor ajustar o seu cronograma de estudos e, inclusive, quando há muitas matérias, você pode ter 2 blocos em um mesmo dia, desde que não tente estudar tudo ao mesmo tempo, é claro.

3- Reserve um tempo diário para concluir as metas do seu cronograma de estudos

Lembre-se que esses blocos devem ser concluídos ao longo da semana, para não sobrecarregar os seus estudos. Isto é, embora as duas horas na segunda-feira sejam muito, pode ser que você precise de mais 30 minutos outro dia da semana, para aquela mesma matéria.

O importante é que, dentro dos blocos, você crie pequenas metas, desenvolvendo-as pouco a pouco. Hoje, você pode fazer 3 tarefas da matéria 1, e na sexta-feira, mais 2 tarefas da mesma matéria.

O ideal é que o tempo de estudos seja diário, para você conseguir dividir melhor os conteúdos a serem estudados e assim respeitar o seu tempo de memorização e foco.

4- Observe o seu desempenho e vá sempre reajustando as obrigações

Sempre observe o seu desempenho nos estudos. Veja como estão os seus resultados e quais matérias precisam de mais atenção. Assim você vai ajustando os seus blocos de tempo e focando-se no que precisa de mais empenho, por exemplo. Lembre-se que um bom cronograma de estudos não é fechado! Ele é dinâmico, orgânico e humano. E cabe a você pensar em formas de desenvolvê-lo de acordo com as suas evoluções.

Bons estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.