Como criar bons hábitos?

Certamente, grande parte das pessoas sonha em conseguir criar bons hábitos que realmente mudem as suas vidas. Porém, a mudança de hábitos não é a coisa mais simples de se fazer. Existem alguns impeditivos, como a posição no piloto automático, que podem atrapalhar essa empreitada.

Ao mesmo tempo, isso não quer dizer que seja impossível você chegar lá, não é mesmo? Por isso, desenvolvemos este conteúdo com uma série de dicas importantes para lhe ajudar nesse sentido. Confira e inspire-se com as nossas ideias!

Dicas de como criar bons hábitos

Conseguir criar bons hábitos é possível, especialmente se você estiver bastante decidido. Isto é, você precisa decidir que quer mudar alguns posicionamentos e formas de agir. Assim, terá ainda mais “gás” para seguir adiante com os seus objetivos.

Afinal, apenas “deixar acontecer”, dizendo que você gostaria de mudar, mas sem fazer nada para isso, não irá lhe ajudar a consolidar bons hábitos, concorda?

Então inicie com uma decisão: diga para si mesmo que irá mudar alguns hábitos e que está disposto a incluir mudanças significativas na sua rotina. Dessa forma você terá ainda mais resultados. Vamos adiante!

1. Saiba quais são os hábitos que você almeja

Antes de qualquer coisa, você precisa ter consciência de quais são os hábitos que você realmente quer alcançar. Afinal, como é possível implementar algo em sua vida se, na prática, você sequer sabe o que deve ser mudado? Pois é.

Por isso, questione-se: o que você quer mudar? Quais são os hábitos positivos que gostaria de incluir em sua rotina?

Você não precisa ter todas as respostas de um segundo a outro. Dê tempo ao tempo para que você vá descobrindo os caminhos que deseja seguir. E lembre-se de anotar tudo isso. 😉

2. Analise a sua rotina e descubra os melhores horários

Depois de ter a sua lista de novos hábitos, descubra agora quais são os melhores horários para cada um deles. Por exemplo, se você quer criar o hábito de ler, verifique em que momento do dia isso pode ser incluído. Lembre-se de não criar uma agenda extremamente regrada e sem folgas, pois contratempos existem, hein? Então, selecione bem o seu horário para cada hábito, considerando margens de erro.

3. Acrescente um bom hábito de cada vez

Você não precisa transformar a sua rotina da noite para o dia. Primeiro porque isso poderia desgastar os seus objetivos, provocando a procrastinação. Segundo porque um hábito já exige muita coisa, agora imagine incluir mais de 2, 3 ou 4 na rotina, de uma vez?

Portanto, crie uma lista de hábitos para serem instaurados aos poucos.

4. Faça mudanças gradativas

As mudanças também devem ser gradativas se você realmente quer criar bons hábitos. Por exemplo, se você quer acordar mais cedo, pode ser que criar a constância de acordar 30min mais cedo a cada semana é mais fácil do que levantar 4 horas mais cedo de um dia para o outro. Deixe o seu corpo e a sua mente se acostumarem.

5. Pare de negociar com você mesmo

Por fim, evite fazer negociações consigo mesmo. O tempo todo estamos negociando: será que fazemos x ou y? Será que deixo para amanhã? Cuidado! Esse tipo de conduta pode impedir você de criar bons hábitos.

Quando se der conta que está negociando algo que deve ser feito, tente levantar e fazer. Simples assim! 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.