Motivação e disciplina: diferenças e considerações

Entender a diferença entre motivação e disciplina pode lhe ajudar a mudar a sua forma de organizar a sua rotina, sabia disso? Pois é!

Muitas vezes vemos tantas pessoas falando sobre motivação que entendemos, em algumas circunstâncias, que a ausência dela é motivo para “parar todas as coisas”, só que a vida não funciona dessa forma.

Os sentimentos e emoções ruins, às vezes, vão aparecer, apagando um pouco a nossa motivação. Nessas situações, o que nos moverá, rumo aos nossos sonhos, é a nossa disciplina.

Por isso, discutir esse assunto e compreender esses conceitos é fundamental para ter mais qualidade de vida e foco. Vamos juntos nessa reflexão? 🙂

Entendendo a motivação

A motivação pode ser vista, até certo ponto, como uma “faísca”, uma “pequena dose” de sensações boas. Essa dose dura alguns instantes – que podem ser minutos, horas, dias ou semanas, dependendo do caso. Porém, ela pode vir a ser passageira.

Normalmente, pode estar associada à ânsia de fazer algo novo. Por exemplo, começar em um novo emprego pode ser motivador, bem como iniciar um novo curso.

Porém, à medida que o tempo passa, as coisas começam a se tornar rotina. E essa rotina se transforma em uma “mesmice”. Consequentemente, a motivação pode ser apagada. Se não há nada instigante e novo, podemos cair na desmotivação.

Ao mesmo tempo, temos as nossas emoções “trabalhando” dentro de nós, todos os dias.  Às vezes acordamos felizes, empolgados. Às vezes acordamos tristes e até mesmo irritados.

Essas emoções podem provocar determinados comportamentos, como procrastinação, autossabotagem, assim por diante. Tudo isso porque quando as emoções negativas falam mais alto, a nossa motivação pode despencar.

O que é feito nessa situações, já que é impossível manter a motivação todos os dias, o tempo todo? Aqui entra o conceito importantíssimo de disciplina!

Entendendo a disciplina

Se a motivação pode ser entendida como uma faísca, ou um fogo inicial, a disciplina pode ser entendida como uma chama que se mantém acesa enquanto a alimentamos.

Como nem sempre estaremos felizes e empolgados para as nossas atividades, obviamente teremos que lidar com atividades que não estamos com vontade de fazer. A desmotivação pode aparecer, e por uma série de motivos.

Porém, o que irá fazer com que mantemos o nosso foco no nosso propósito é a disciplina. Nós simplesmente sabemos e temos a consciência de que temos que fazer.

Nem sempre estaremos felizes fazendo algumas atividades que antes eram motivadoras. Porém, o ato de fazê-las pode promover sensações de dever cumprido no final.

Por isso, mesmo quando a desmotivação aparecer, pense que ela vai e vem, assim como a motivação. O que importa, portanto, é a sua forma de ser disciplinado, sempre seguindo o seu plano inicial.

A motivação é a faísca para começar. E a disciplina a chama que mantém os sonhos acesos.

Por que é importante entender a diferença entre motivação e disciplina?

Simplesmente para não cair no erro de querer ver motivação e disciplina em um mesmo pacote. Afinal, há quem desista de tudo quando está desmotivado, sem se dar conta que a desmotivação aparece até naquelas atividades que, antes, eram consideradas incríveis. Faz parte da vida!

Ter essa consciência poderá lhe ajudar a ser mais disciplinado e focado naquilo que realmente deseja.

Intercale motivação e disciplina, sempre seguindo os seus planos. Esse poderá ser um caminho bem interessante.

 

Esperamos que este conteúdo possa ter sido inspirador para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.