Crédito ou débito? Qual a melhor opção para cada ocasião.

Crédito ou débito? Quem já não se fez essa pergunta? O trauma experimentado por quem já se viu em maus lençois pelo mal uso do cartão de crédito levou muitas pessoas a abirem mão do seu uso.

Talvez essa seja uma sábia opção para quem se conhece e sabe que não pode utilizar o crédito. Contudo, um conhecimento das situações ideais de quando utilizar o débito ou o crédito seja de grande ajuda para quem deseja se organizar financeitamente e evitar entrar em dívida por causa do cartão.

 

Diferentes cenários para o uso do crédito ou do débito

Mas aqui a mátéria pretende oferecer dicas de como não ter que abrir mão do cartão de crédito. Por isso, a seguir mostraremos como utilizar cada cartão dependendo da ocasião.

  • Compras maiores: para esse tipo de compra o cartão de crédito é o mais indicado. As vezes não se quer ir no mercado a todo o momento, ao invés disso já se faz uma compra maior para um mês ou mais tempo. Mas esse tipo de compra pode ir além do orçamento mensal, por isso o cartão de crédito é indicado. O mesmo princípio vale para a compra de eletrodomésticos e passagens aéreas, por exemplo, pois se tratam de valores altos. Mas lembre-se: o valor será cobrado posteriormente do seu orçamento.

 

  • Compras diárias: Aqui é bom investir no cartão de débito. Isso porquê você terá controle das compras, o que permite que se evite gastos desnecessários. Se mesmo assim você acha que está comprando demais no crédito, faça uma planilha de entradas e saídas.

 

  • Descontos a vista: alguns estabelecimentos oferecem bons descontos para compras à vista. Se a compra é algo que você realmente precisa e está no seu orçamento, pode valer a pena comprar no cartão de débito.

 

  • Compras internacionais: se o seu cartão oferece essa possibilidade e você vai fazer ou está de viagem para outros países, então o crédito é uma opção. Contudo, é sempre importante ter cuidado para não gastar mais do que pode nessas situações. As vezes fazer uma reserva par gastos com viagens internacionais pode ser uma melhor opção.

 

  • Programa de pontos: A ideia básica aqui é: quanto mais você gasta, mais pontos ganha. Esses pontos podem ser trocados por produtos, milhas ou serviços específicos. Se você usa seu cartão de credito de forma inteligente, então o programa de pontos oferece benefícios. Contudo, as despesas podem ser maiores que os benefícios. Estar inadimplente com o banco, por exemplo, lhe fará perder o direito aos pontos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.