Economia doméstica; seis dicas para você economizar

Está cansado de ficar no vermelho? É daqueles que acham impossível economizar? Ou você tenta economizar, mas sempre que olha o saldo parece que o dinheiro não deu. Você talvez pense: como é possível que eu esteja no vermelho se eu fiz contenção de gastos? A economia doméstica pode ser a solução para você.

Veja também: Preço dos alimentos em alta. Confira dicas de como economizar

 

Sua situação pode não ser essa, mas, se está lendo esse artigo é porque tem necessidade de economizar por algum motivo: comprar a casa própria, um carro, adquirir patrimônio ou mesmo ter uma reserva de emergência ou uma base para investimentos.

A seguir você pode conferir seis dicas de ouro da economia doméstica para você

 

  1. Começe imediatamente. Muitas pessoas pensam: há, esse mês já foi, vou deixar para economizar mês que vem. Não! Este é a primeira dica: não deixa para amanhã o que pode ser feito agora.
  2. Organize todas as entradas e saídas. Quer saber? Esse é o coração da economia doméstica. Fazer o levantamento das entradas e saídas. Você pode dedicar uma hora semanal para fazer isso ou mesmo ir anotando diariamente. Conhecer as entradas e saídas fará com que você tenha o controle sobre o que está gastando.
  3. Coloque tudo na planilha. Segundo pesquisa da SPC Brasil, 41% dos inadimplentes têm conhecimento mínimo sobre suas contas. Uma planilha bem organizada levará você a saber exatamente para onde está indo o seu dinheiro. Obviamente, se você sabe com o que gasta e quanto está gastando, será muito mais fácil saber onde deverá cortar os gastos.
  4. Corte gastos. Agora que você já sabe o quanto está entrando e o quanto está saindo, saberá onde deve cortar os gastos de acordo com a sua necessidade e os seus objetivos econômicos.
  5. Coloque suas dívidas em dia. As dívidas são inimigas mortais da economia doméstica. A não ser que queira ser um inadimplente, se você compra no cartão ou faz dívidas de um dinheiro que ainda não possui, então as entradas irão diretamente para a quitação das dívidas. O primeiro passo aqui é ver quais contas e pagamentos estão atrasados. Em seguida pague aquelas nos quais os juros são maiores.
  6. Faça uma reserva financeira. Com as dívidas pagas, e sabendo onde pode cortar gastos, agora você já pode economizar um montante mensal que é importante para criar uma reserva financeira para situações emergenciais. De acordo com especialistas, o valor dessa reserva deve equivaler a seis meses de despesas. Após ter essa reserva, você já está pronto para voos mais altos com o seu dinheiro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.