Covid-19: ‘Brasil é vítima da gestão muito ruim de Bolsonaro’, diz médico francês criador do álcool gel

Conhecido por ter inventado o álcool gel, o médico-chefe do serviço de prevenção e controle de infecções do Hospital Universitário e da Faculdade de Medicina de Genebra, Didier Pittet, disse que a má gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a pandemia de Covid-19 causou mais mortes no Brasil.

“Os erros na má gestão dessa crise se pagam em mortes, e o Brasil é vítima da gestão muito ruim de Jair Bolsonaro”, disse o médico em entrevista ao jornal Valor Econômico.

Entre os dias 15 e 21 de março, o Brasil registrou 25% das mortes por Covid-19 de todo o mundo, apesar de a população do país representar apenas 3% da população mundial. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), 60,2 mil pessoas morreram de Covid-19 no planeta durante o período de 7 dias, sendo que 15,6 mil delas apenas no Brasil.

De acordo com Didiet Pittet, “Jair Bolsonaro infelizmente se fez de esperto com a doença e influenciou mau comportamento, assim como Donald Trump nos EUA”. Ontem, um dia após o Brasil bater recorde na média móvel de mortes por Covid-19 em 7 dias, o presidente afirmou que o país “vem dando exemplo” no combate à pandemia, o que não condiz com a realidade.

EUA têm pior gestão da pandemia de Covid-19

Presidente da missão criada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, para avaliar a gestão da crise e antecipação de riscos pandêmicos, Pittet está preparando um relatório comparando a resposta à pandemia na França com a resposta dos governos de outros países. Um dos indicadores usados por sua equipe é o excesso de mortalidade.

“Excesso de mortes teve em todos os países. Mas, quando a gestão da crise não é boa, tem uma repercussão bem além dos mais idosos e mais vulneráveis”, disse Pittet. “Pudemos demonstrar que o excesso de mortalidade, o dado mais confiável para comparar, é encontrado em todas as classes de idades quando a gestão é ruim”, explicou.

De acordo com o médico, Brasil, Estados Unidos, Índia e Reino Unido (em menor proporção) apresentam excesso de mortalidade a partir da idade adulta. Tal excesso poderia ter sido evitado, segundo Pittet. Para ele, os EUA são o país que pior administraram a pandemia de Covid-19 em todo mundo — o país soma 542 mil mortos e 29 milhões de casos no total.

Famosos por ter criado o álcool gel, Pittet desenvolveu o produto com “intenção de propagá-lo ao máximo”, sem buscar patente, o que o teria tornado milionário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.