Conhecido por ter inventado o álcool gel, o médico-chefe do serviço de prevenção e controle de infecções do Hospital Universitário e da Faculdade de Medicina de Genebra, Didier Pittet, disse que a má gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a pandemia de Covid-19 causou mais mortes no Brasil.
“Os erros na má gestão dessa crise se pagam em mortes, e o Brasil é vítima da gestão muito ruim de Jair Bolsonaro”, disse o médico em entrevista ao jornal Valor Econômico.
Entre os dias 15 e 21 de março, o Brasil registrou 25% das mortes por Covid-19 de todo o mundo, apesar de a população do país representar apenas 3% da população mundial. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), 60,2 mil pessoas morreram de Covid-19 no planeta durante o período de 7 dias, sendo que 15,6 mil delas apenas no Brasil.
De acordo com Didiet Pittet, “Jair Bolsonaro infelizmente se fez de esperto com a doença e influenciou mau comportamento, assim como Donald Trump nos EUA”. Ontem, um dia após o Brasil bater recorde na média móvel de mortes por Covid-19 em 7 dias, o presidente afirmou que o país “vem dando exemplo” no combate à pandemia, o que não condiz com a realidade.
EUA têm pior gestão da pandemia de Covid-19
Presidente da missão criada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, para avaliar a gestão da crise e antecipação de riscos pandêmicos, Pittet está preparando um relatório comparando a resposta à pandemia na França com a resposta dos governos de outros países. Um dos indicadores usados por sua equipe é o excesso de mortalidade.
“Excesso de mortes teve em todos os países. Mas, quando a gestão da crise não é boa, tem uma repercussão bem além dos mais idosos e mais vulneráveis”, disse Pittet. “Pudemos demonstrar que o excesso de mortalidade, o dado mais confiável para comparar, é encontrado em todas as classes de idades quando a gestão é ruim”, explicou.
De acordo com o médico, Brasil, Estados Unidos, Índia e Reino Unido (em menor proporção) apresentam excesso de mortalidade a partir da idade adulta. Tal excesso poderia ter sido evitado, segundo Pittet. Para ele, os EUA são o país que pior administraram a pandemia de Covid-19 em todo mundo — o país soma 542 mil mortos e 29 milhões de casos no total.
Famosos por ter criado o álcool gel, Pittet desenvolveu o produto com “intenção de propagá-lo ao máximo”, sem buscar patente, o que o teria tornado milionário.
Verdade o Jair Bolsonaro e um ótimo presidente o povo que use máscara e vão trabalhar da mesma forma trabalhando ou não morre gente do mesmo jeito então vamos se pegar com deus e bora trabalhar
Didier Vai cuidar do teu país. Sabe nada de Brasil, a dupla dessa bagaça toda é dos governadores. Se o tratamento precoce tivesse sido levado a cabo desde o início dessa bagaceira, a coisa seria outra.. Não vai cobrar nada da China não. Vai reclamar do PCC da China que é melhor. Vai fazer campanha para a China indenizar todos os países por essa bagaça toda.
Vergonha ficar difamando nosso presidente, em prol de pessoas de fora e que pouco sabem se nossa realidade. Feio também jogar culpa no presidente sendo que as ações de combate recai sobre prefeitos e governadores por decisão lastimável do STF… não concordo com a matéria…
Esse médico é mais um comunista dos demônios, as mal gestão são os governadores e prefeitos comunista que não aceita trabalha para o povo é sim continua roubando o povo, vai pra lá seus comunistas.
Não é Bolsonaro o culpado..os culpados disso tudo são os prefeitos,deputados e governadores que si opõem ao presidente visando somente poder.E tenta acabar com o presidnente de todas as formas e em seus planos mawuiavélicos acabam atingindo pessoas inocentes.E o segundo culpado é as leis do país que favorece o crime até político,pois si fosse mais severos os políticos malvados iriam pensar duas vezes antes de querer prejudicar alguém.