Contas de luz devem ter neste ano maior aumento médio desde 2018

Nesta terça-feira (23), André Pepitone, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), afirmou que o aumento médio nas contas de luz este ano deve ser o maior desde 2018. Ele afirmou que a previsão da Aneel é de que o aumento médio seja de 13% em 2021. O percentual iria para 8% com a devolução aos consumidores de uma parte dos R$ 50 bilhões de impostos cobrados a mais nos últimos anos.

Com o aumento de 8%, o índice representaria a maior alta desde 2018, quando o aumento médio foi de 15%. O Ministério de Minas e Energia não falou sobre o tema ao G1 e o Ministério da Economia se recusou a falar sobre o tópico.

Mas, no último sábado (20), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deu declaração polêmica sobre o setor da energia elétrica. Segundo o presidente, ele irá “meter o dedo na energia elétrica”. Ele afirmou que isso é “outro problema” do Brasil. Sua declaração foi feita um dia após o anúncio do novo presidente da Petrobras, após as pressões decorrentes dos aumentos consecutivos no preço dos combustíveis.

O aumento nas contas de luz vai acontecer em um cenário em que o Brasil ainda sofre com os reflexos da pandemia do novo coronavírus na economia. Neste cenário, estão sendo analisadas medidas adicionais para amenizar a pressão nessa alta de preços.

“[O aumento médio de 8%] ainda é alto. Então a gente tem que encontrar medidas adicionais também para trabalhar esses 8%. Estamos avaliando neste momento quais seriam essas opções, mas estamos buscando medidas neste sentido”, disse Pepitone.

Os fatores que explicam esse aumento das contas de luz em 2021 vão do câmbio até a alta de uso de termelétricas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.