Consignado do Auxílio Brasil: caixa promete trazer a menor taxa de juros

As taxas de juros do empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil ainda estão sendo analisadas pela Caixa Econômica Federal. Contudo, a presidente da instituição, Daniella Marques, diz que essas devem ser as menores do mercado. Com isso, algumas instituições financeiras já começaram a realizar os cadastros de interessados no crédito, que tem realizado simulações com taxas anuais entre 79% e 98%.

“Não está definido [o percentual], existe uma governança interna do banco, existe um processo de balanceamento de crédito e definição de taxas, mas o que eu posso dizer é que existe o compromisso da Caixa de que seja feito na menor taxa possível e que a gente praticará a menor taxa do mercado, respeitando os comitês e a governança do banco”, afirmou Marques sobre o consignado do Auxílio Brasil.

Alguns bancos privados, como o Bradesco e Itaú, já informaram que não irão oferecer esta modalidade de empréstimo consignado. Nesta terça-feira (9), o presidente do Itaú Unibanco, Milton Maluhy Filho, afirmou que este “não é o produto certo para o público vulnerável”.

Metodologia de Daniella Marques

Marques participou do lançamento da iniciativa conhecida como “Caixa pra Elas”, que deverá reservar um espaço de atendimento exclusivo para mulheres em agências bancárias.

A iniciativa tem a ideia de criar um espaço com dupla função, ou seja, uma instituição financeira focada na promoção da educação, estímulo ao empreendedorismo, com ofertas de serviço, cumprindo também uma função social, voltada para o acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade e violência doméstica.

A economista defendeu que a liberação do crédito com desconto na folha de pagamento do Auxílio Brasil será tratado com grande responsabilidade pela instituição. Além disso, ela disse que a iniciativa de atendimento para mulheres também será um grande passo para abordar o assunto.

“Dois terços das beneficiárias do auxílio são mulheres e aí é uma oportunidade da gente conscientizar. Se a pessoa já está devendo, por exemplo, no cartão de crédito de uma loja de vestuário ou de eletrodomésticos, está pagando juros de 10% e não sabe nem o que é juros”, disse.

Com isso, a presidente da Caixa vê o crédito consignado como uma possibilidade de os cidadãos trocarem suas dívidas mais caras por uma mais barata. “Mas principalmente a gente que fazer um trabalho educativo muito grande para não gerar um estímulo ao endividamento das famílias”, informou.

Mudanças na Caixa Econômica Federal

Segundo Daniela, a inciativa lançada em São Paulo faz parte de um conjunto de ações voltadas para as mulheres. Marques assumiu a presidência da instituição no início de julho, após Pedro Guimarães pedir demissão sob acusações de assédio sexual contra empregadas do banco.

Além do lançamento na sede da Caixa Cultural, o banco também organizou um almoço em um espaço de evento na zona leste da capital paulista. O evento contou com a participação do presidente da república Jair Bolsonaro, da primeira-dama Michelle Bolsonaro, dos ministros de Estado e de diversos empresários.

No evento, Bolsonaro relatou algumas críticas ao entendimento da pauta de direitos humanos em outros governos. Em suas palavras, havia “predisposição em deixar de lado o que se chama de conservadorismo, que eu entendo como, em primeiro lugar, a defesa da família.”

Marques informa que o almoço serviu para apresentar a iniciativa ao empresariado. Bolsonaro foi convidado a participar também da criação de políticas internas da Caixa, sobre promoções e acolhimento às mulheres. Também foi falado sobre parcerias para a oferta de produtos e serviços pensados especialmente para os clientes do banco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.