Conheça os principais tributos pagos pelas empresas

Confira aqui quais são os principais tributos que uma empresa precisa pagar

Os tributos brasileiros estão entre os mais altos do mundo. A burocracia envolvida na abertura de uma loja pode desestimular os possíveis proprietários de negócios. Mas, não há desculpa para não registrar sua empresa e pagar seus impostos em dia. Por isso que hoje, indicaremos os principais tributos pagos pelas empresas.

Este artigo ajudará você a ter uma perspectiva sobre as questões tributárias mais importantes para sua empresa.

Principais tributos pagos pelas empresas

Primeiramente, para ter sucesso nos negócios, você precisa conhecer suas obrigações, e isso inclui os principais impostos que sua empresa deve pagar. Dessa forma, listamos os impostos  cruciais para uma empresa logo a abaixo. Fique atento porque os percentuais de cada um podem mudar dependendo do sistema tributário escolhido.

ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias)

Os empresários ficam confusos com o fato de cada unidade federativa ter sua própria alíquota, que pode variar de 7% a 18%. Para evitar problemas, você pode consultar o site de cada estado e obter um orçamento da quantia devida.

ISS (Imposto sobre Serviços)

O ISS é um imposto local, está vinculado à Nota Fiscal de Serviço, um documento legal que muitos empresários online são obrigados a emitir. O valor é determinado pela qualidade do serviço prestado, como sugere o nome.

As cotas variam de cidade para cidade.

INSS (Instituto Social da Seguridade Social)

É pago parte pelo empregador e parte pelo empregado, que garante todos os benefícios assistenciais e previdenciários oferecidos pelo INSS.

IRPJ (Imposto de Renda para Pessoa Jurídica)

É o imposto pago pelas empresas sobre o faturamento, ou sobre o lucro líquido. Seu pagamento depende exclusivamente do tipo de tributação que a empresa está sujeita: Simples Nacional, Lucro presumido ou Lucro Líquido.

principais tributos pagos pelas empresas- Reprodução Canva
principais tributos pagos pelas empresas- Reprodução Canva

PIS/PASEP (Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor)

A contribuição do empregado do setor privado para o PIS é um bônus monetário. Assim como, os servidores públicos são os destinatários do PASEP. Logo, esses valores são pagos mensalmente pelo empregador, no montante de 8% sobre o vencimento bruto.

Assim, a Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento do PIS e o Banco do Brasil realiza o pagamento do PASEP.

No entanto, apenas os trabalhadores que atenderem aos seguintes critérios terão direito ao saque do PIS e PASEP:

  • Receber no máximo dois salários mínimos;
  • Ter carteira assinada há pelo menos cinco anos;
  • Ter carteira assinada há pelo menos trinta dias, consecutivos ou não;
  • Ter o nome incluso na RAIS do empregador.

COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)

Este tributo tem a finalidade de financiar programas sociais do governo, investimentos em saúde pública e fundos de pensão. Nesse sentido, a Cofins afeta o lucro bruto da administração.

Portanto, as empresas de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) devem pagar com base no faturamento auferido nos últimos 12 meses.

CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)

É um imposto incidente sobre o patrimônio líquido da empresa antes da apuração do imposto de renda (IR). As pessoas jurídicas e suas equiparadas segundo a legislação de IR devem recolher a CSLL.

CPP (Contribuição Previdenciária Patronal)

É um imposto que se vincula ao INSS, pago pelos empregadores. Este imposto contribui para o pagamento da Previdência Social. O valor é determinado pelo holerite do empregado.

Você sabe como fazer o planejamento tributário de sua empresa?

O planejamento é a melhor opção para quem agilizará a gestão financeira e manter o negócio em dia, com os impostos pagos nas datas corretas e nos valores corretos.

Empresas que negligenciam o planejamento tributário têm mais probabilidade de se confundir e pagar mais impostos do que deveriam.

Geralmente a melhor opção para empreendedores, é importante fazer as contas antes de tomar grandes decisões. É de extrema importância a presença de um contador agora para descobrir qual é a sua melhor opção de gerenciamento.

Você sabe qual é a diferença entre imposto e tributo?

No Sistema Tributário Nacional, Tributo é todo pagamento pecuniário obrigatório, expresso em dinheiro ou equivalente, que não constitua sanção por ato ilícito e que estabeleça por lei e cobrado por meio de atividade administrativa diretamente relacionada.

Em outras palavras, impostos são quantias que as pessoas e as empresas devem porque possuem riquezas.

Já os impostos possuem incidência em ativos, renda e gastos discricionários.  Neste caso, usam o dinheiro para cobrir as despesas do estado. O imposto possui obrigatoriedade de pagamento, e é uma forma de tributo.

Portanto, saiba que o pagamento de tributos é obrigatório para todos os proprietários de empresa, e sua omissão ou sonegação, envolve em riscos desnecessários como pagamento de multa emitida pela Receita Federal, e em situações mais sérias, pode levar até a restrição de liberdade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.