Conheça a nova política de preços para combustíveis da Petrobras

O anúncio foi feito nesta terça-feira (16)

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (16) uma notícia que fez milhares de brasileiros comemorarem. A companhia extinguiu a política de paridade de importação (PPI), que vinha sendo adotada desde 2016, ou seja, há mais de seis anos.

Muitas pessoas já estavam acostumadas à PPI, mesmo sem nunca terem ouvido esse termo. Em resumo, a antiga política da Petrobras se baseava no mercado externo para definir a hora do anúncio de novos reajustes nos preços dos combustíveis.

A petrolífera focava em dois fatores: o dólar e o petróleo. Assim, as variações nos preços do barril de petróleo, bem como as oscilações do dólar influenciavam diretamente nos preços dos combustíveis no país.

Essa política foi implementada em 2016, durante o governo do ex-presidente Michel Temer. O Preço por Paridade de Importação (PPI) estabelecia que deveria haver repasse das variações nos preços do petróleo para os combustíveis comercializados pela Petrobras.

O problema é que a volatilidade nos valores do barril de petróleo deixava os consumidores expostos a mudanças mais significativas e recorrentes. Aliás, as oscilações na cotação do dólar também resultavam nisso, e o governo federal queria proteger o consumidor dessa volatilidade.

Petrobras muda política de preços

Em meio a esse cenário, a Petrobras anunciou nesta terça-feira (16) o fim da PPI. Essa não foi a única grande notícia do dia. Hoje, a companhia também anunciou a redução da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha. Os novos valores entram em vigor no Brasil a partir da quarta-feira (17).

Segundo a estatal, o “custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação” e o “valor marginal para a Petrobras” serão levados em conta para os reajustes nos preços dos combustíveis.

Em nota, a Petrobras ainda afirmou que “os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio“, explicou a Petrobras no comunicado.

Por falar nisso, analistas alertam para a falta de previsibilidade que a nova política da companhia carrega. Em suma, a PPI permitia alguma previsibilidade de preços, mas o valor dos combustíveis ficava muito dependente das variações das commodities e do câmbio.

Agora, os motoristas não deverão mais sofrer com variações mais intensas e recorrentes, já que a Petrobras não se guiará mais pela volatilidade do mercado externo. Por outro lado, a nova política dificilmente permitirá que os consumidores saibam com antecedência quando ocorrerá qualquer reajuste nos preços dos combustíveis.

Veja o que a Petrobras disse sobre a nova política

Na manhã desta terça-feira (16), a Petrobras divulgou uma nota, informando a adoção da nova política para definição dos preços dos combustíveis, bem como a redução nos valores da gasolina, do diesel e do gás de cozinha.

A redução do preço da Petrobras tem como objetivos principais a manutenção da competitividade dos preços da companhia frente às principais alternativas de suprimento dos seus clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino em equilíbrio com os mercados nacional e internacional“, informou a Petrobras.

No comunicado, a petrolífera também explicou que evita repassar a volatilidade dos preços dos combustíveis aos consumidores do país. Com a nova política, isso ficará mais evidente, como pode ser visto nas fortes reduções promovidas pela estatal nesta terça-feira.

Ciente da importância de seus produtos para a sociedade brasileira, a companhia destaca que na formação de seus preços busca evitar o repasse da volatilidade conjuntural do mercado internacional e da taxa de câmbio, ao passo que preserva um ambiente competitivo salutar nos termos da legislação vigente“, disse a companhia.

De acordo com a Petrobras, “transparência é fundamental“. Aliás, a petroleira informou aos interessados que há a possibilidade de acompanhar as decisões através do site da companhia.

De forma a contribuir para a transparência de preços e melhor compreensão da sociedade, a Petrobras publica em seu site informações referentes à sua parcela e dos demais agentes na formação e composição dos preços médios de combustíveis ao consumidor“, informou.

Por fim, vários usuários publicaram em suas redes sociais mensagens elogiando o anúncio da Petrobras. Muitas pessoas pediam há tempos que houvesse novas reduções nos preços dos combustíveis, e isso aconteceu, para alegria dos consumidores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.