Confira investimentos que podem render mais do que a poupança

Quando se trata de guardar dinheiro e fazê-lo render, muitos brasileiros optam pela poupança devido à sua praticidade e segurança. No entanto, é importante lembrar que existem alternativas de investimentos que podem oferecer retornos mais atrativos. Confira algumas opções para elevar a sua rentabilidade para além das possibilidades oferecidas pela poupança.

Confira investimentos que podem render mais do que a poupança

De modo geral, a primeira opção que vamos explorar é o Tesouro Direto. Visto que trata-se de um programa do governo federal que permite investir em títulos públicos.

Assim sendo, com baixo risco e diferentes prazos de vencimento, como Tesouro Selic, Tesouro IPCA e Tesouro Prefixado, essa modalidade pode oferecer rendimentos superiores à poupança, especialmente a longo prazo.

CDBs

Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são investimentos emitidos pelos bancos. Visto que eles funcionam como empréstimos que você faz à instituição financeira e podem oferecer rentabilidades maiores do que a poupança.

Além disso, são protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que assegura o ressarcimento em caso de falência do banco.

Fundos de investimento

Os fundos de investimento são uma opção popular para quem busca retornos mais atrativos. Assim sendo, existem diversas categorias de fundos, como renda fixa, multimercado e ações. Já que cada categoria tem seu perfil de risco e retorno, mas, em geral, fundos de ações e multimercado podem oferecer rendimentos mais altos do que a poupança.

Investimentos em ações

Para investidores com perfil mais arrojado, o mercado de ações pode ser uma alternativa interessante. Uma vez que ao comprar ações de empresas listadas na bolsa de valores, o investidor se torna sócio delas e pode se beneficiar de valorizações e dividendos. Embora haja riscos envolvidos, ações bem escolhidas podem proporcionar rendimentos expressivos no longo prazo.

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários são investimentos em imóveis, representados por cotas negociadas em bolsa de valores. Essa opção permite que o investidor participe dos lucros gerados por aluguéis e valorizações imobiliárias, sem a necessidade de adquirir um imóvel diretamente. Além disso, dependendo da performance do mercado imobiliário, esses fundos podem superar significativamente a rentabilidade da poupança.

Debêntures

As debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas que objetivam a captação de recursos. Haja vista, ao investir em debêntures, o investidor empresta dinheiro para a companhia e recebe juros em troca.

Por isso, dependendo da empresa emissora, as debêntures podem oferecer taxas de retorno mais vantajosas do que a poupança, especialmente aquelas emitidas por empresas sólidas e bem-estabelecidas.

Fundos de previdência privada

De modo geral, os fundos de previdência privada são uma opção interessante para quem busca uma forma de investimento de longo prazo com foco na aposentadoria.

Uma vez que eles oferecem benefícios fiscais e diferentes estratégias de investimento, como renda fixa e multimercado. Assim sendo, ao planejar seu futuro financeiro, considerar um fundo de previdência privada pode ser uma alternativa rentável à poupança.

Peer-to-peer lending

O peer-to-peer lending, ou empréstimo entre pessoas, é uma modalidade de investimento na qual o investidor empresta dinheiro diretamente para outras pessoas ou empresas, por meio de plataformas online.

Sendo assim, essa alternativa pode oferecer taxas de retorno superiores às da poupança, embora existam riscos associados à inadimplência dos tomadores de empréstimo.

Mercado de criptomoedas

Por último, mas não menos importante, temos o mercado de criptomoedas. Investir em Bitcoin e outras criptomoedas pode trazer retornos expressivos, mas também envolve riscos significativos. Contudo, a volatilidade desse mercado exige cuidado e conhecimento adequado antes de tomar qualquer decisão de investimento nessa área.

Embora a poupança seja uma opção tradicional e segura, existem diversas alternativas de investimento que podem oferecer retornos mais atrativos. Dessa forma, investir envolve riscos, mas também pode trazer grandes recompensas quando feito com responsabilidade e conhecimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.