Confira a data dos saques da 2ª parcela do Auxílio para nascidos em março

O Governo Federal está pagando nesta quarta-feira (19) a segunda parcela do Auxílio Emergencial para os informais que nasceram em março. Os valores variam entre R$ 150 e R$ 375. Depois desse pagamento, ainda faltam mais dois ciclos para o fim do benefício.

No entanto, esses usuários de março só podem movimentar esse dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem. Dessa forma, ainda não dá para pegar esse montante no caixa das agências. De acordo com a própria Caixa esse trabalhador deve fazer isso a partir do dia 2 de junho.

Isso acontece porque o Auxílio Emergencial para os informais segue dois calendários. O primeiro é o da liberação do dinheiro. É isso o que está acontecendo hoje para os nascidos em março. O segundo calendário é dos saques. E isso só deve acontecer no dia 2 de junho para esse grupo.

Até lá, as pessoas que nasceram em março poderão realizar uma série de movimentações via Caixa Tem. De acordo com a Caixa, dá para usar esse dinheiro para pagar boletos, por exemplo. Além disso, é possível fazer algumas compras pela internet.

O banco lembra ainda que esses usuários podem também ir até alguns estabelecimentos comerciais e usar o dinheiro para comprar em maquininhas. A Caixa afirma que mais de mil locais aceitam esse tipo de pagamento em todo o Brasil agora.

Saques para nascidos em março

No entanto, para muita gente, esta não é a questão. Acontece que de acordo com a própria Caixa, cerca de 30% dos beneficiários não usam esse aplicativo. Na maioria das vezes, essas pessoas não possuem acesso livre aos dispositivos com internet.

Há ainda os casos em que os usuários possuem conexão com internet, mas não sabem usar o app. Para esses brasileiros não há outra saída a não ser esperar pela data do saque nas agências. E esse é portanto o problema maior de toda essa situação.

Quem nasceu em março, por exemplo, vai ter que esperar mais duas semanas para conseguir ter acesso ao dinheiro em questão. Para um benefício que se diz emergencial, esse é um tempo muito longo de espera. A Caixa afirma que estuda antecipar essa data do saque.

Auxílio Emergencial

Em entrevista recente, o Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse que a gerência do banco está conversando sobre a possibilidade de adiantar o calendário de saques. Assim, as pessoas poderiam sofrer menos com essa espera.

Se acontecer, seria algo semelhante ao processo da primeira parcela. Na ocasião, o banco adiantou a liberação dos saques em alguns dias. Isso acabou fazendo muita diferença para os brasileiros que estavam esperando pela liberação do programa em questão. Isso porque elas ganharam mais alguns dias com o benefício em mãos.

No entanto, ainda não há nada de oficial em relação ao processo de novas antecipações do saque. Então, quem nasceu em março e não pode usar o Caixa Tem por algum motivo, precisa esperar mesmo até o próximo dia 2 de junho para conseguir pegar o dinheiro desta segunda parcela.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.