Concurso Campina Grande PB: prefeito anuncia prazo para edital de 500 vagas; confira!

Saiba mais detalhes

O concurso Campina Grande PB ( Paraíba) já tem prazo marcado. Isso porque, o prefeito Bruno Cunha Lima, anunciou na última quarta-feira, 22 de março, sobre o certame tão aguardado.

Vale lembrar que não é a primeira vez que um prazo é estipulado. Inicialmente, o concurso tinha promessa de ser liberado em fevereiro, porém, foi esclarecido que a gestão estava preocupada em convocar os aprovados dos concursos anteriores. Eis o motivo do atrazo. Diante disso, espera-se que o edital seja liberado no final do mês de abril.

A oferta do novo concurso Campina Grande PB incluirá vagas para Educação no cargo de professor do ensino fundamental II. Haverá ainda oportunidades para órgãos, como a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e Vigilância Sanitária.

O edital já tem banca organizadora. O Idecan será a empresa responsável pelo certame, assim coo receber as inscrições e viabilizar as etapas da seleção.

Quando aconteceu o último concurso Campina Grande PB?

O ultimo certame aconteceu em 2021. Na ocasião, foram ofertadas 848 vagas imediatas para  Educação, Saúde e Administração.

O segundo edital contou com oportunidades para Guarda Municipal. Segundo levantamentos, mais de 53 mil pessoas se inscreveram nos editais.

Para professor da Educação Infantil II (zona urbana) foram registradas 3.237 candidaturas. Já para o cargo de técnico de enfermagem foram 3.771 inscrições neste concurso Campina Grande.

A avaliação ocorreu por meio de provas objetivas e avaliação de títulos, neste último caso, apenas para os cargos de nível superior.

Por sua vez, os candidatos foram avaliados por provas objetivas com 60 questões sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, História de Campina Grande, Estatuto do Servidor e Conhecimentos Específicos, conforme a carreira.

Os candidatos que concorreram ao cargo de Guarda Municipal precisaram passar pelas seguintes etapas:

  • Teste de aptidão física (TAF);
  • Avaliação Psicológica;
  • Apresentação de Exames Médicos;
  • Curso de formação Profissional.

Outros concursos nacionais

concurso MPU ( Ministério Público da União) pode ter mudanças significativas para os próximos editais. Isso porque, o PL 2969/2022, que trata da alteração de escolaridade para o cargo de técnico do Ministério Público da União (MPU), foi aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 21 de março.

Além disso, o documento traz outras mudanças, como por exemplo, o texto também dispõe sobre a transformação de cargos de Analista do Ministério Público da União em cargos de Procurador de Justiça Militar, de Promotor de Justiça Militar e em cargos em comissão que especifica, no âmbito do Ministério Público Militar.

Como foi aprovado na Câmara, agora, o texto seguiu para o Senado e, caso seja aprovado, o próximo passo será a sanção pelo Presidente.

De acordo com a alteração de escolaridade, os cargos de técnico do MPU terão o adicional de 5% no vencimento básico correspondente ao Adicional de Qualificação (AQ) automaticamente transformado em Vantagem Nominalmente Identificada (VPNI).

Edital do concurso MPU

concurso MPU ( Ministério Público da União) pode ter edital liberado em breve. Algumas informações confirmam essa afirmação, inclusive, esclarecimentos apontados pelo até então procurador-geral da República, Augusto Aras, que afirmou que o contingente da nova carreira está prestes a ser oficializado.

No dia 31 de janeiro de 2022, Augusto assinou a portaria com a criação da polícia institucional. Com a ação, a principal intenção é diminuir a necessidade de apoio de policiais militares, civis e federais e de integrantes das Forças Armadas.

Vale lembrar que o procurador-geral esclareceu sobre a função dos aprovados no cargo “terá atividades complementares e uma de suas grandes contribuições será não onerar as atribuições dos envolvidos diretamente na Segurança Pública em geral e na Defesa Nacional”.

Sobre organizações internas disse: “Pretendemos que o regimento interno seja um dos mais rígidos, se não o mais rígido”.

Atualmente, atuam no MPU o total de mil agentes de segurança concursados, mas sem regramento disciplinar e de atuação análogo ao da polícia judicial.

Vagas previstas concurso MPU

A previsão é que tenha a criação de 42 vagas, além de 183 oportunidades já existentes. De acordo com o último edital,  os cargos de Analista do MPU/Direito e Técnico do MPU/Administração, tem a validade prorrogada até o dia 27 de setembro de 2024, com isso, aumenta a possibilidade de outras nomeações para compor o quadro de servidores do órgão.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.