COMUNICADO URGENTE sobre a ANTECIPAÇÃO do seu 13º salário

Pela quarta vez consecutiva, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antecipou o calendário de pagamentos do 13º salário para seus beneficiários. Neste ano, a primeira parcela, que costumava ser paga em agosto, foi antecipada para maio e já foi efetivamente repassada aos beneficiários.

E agora, a segunda parcela do benefício, que normalmente seria realizada em dezembro, será efetuada neste mês de junho. Portanto, é importante ficar atento as datas de pagamento.

É importante ressaltar que essa medida tem sido adotada ao fim de injetar recursos na economia, movimentando-a como um todo, isso porque, o Brasil está passando por uma situação econômica muito delicada, que se agravou consideravelmente durante e após a pandemia.

Reunimos nesse texto muitas informações essenciais para todos os segurados do INSS que receberão os pagamentos do 13º salário.

Você pode se interessar em ler também:

Quem tem direito a antecipação dos pagamentos do 13º salário

pagamentos do 13º salário
Pagamento da segunda parcela do 13º começará a ser pago ainda nesse mês (06). Imagem: Gov.br

Antes de tudo, é importante ressaltar que nem todos os beneficiários do INSS têm direito ao recebimento do 13º salário. Essa gratificação é concedida apenas aos indivíduos que recebem os seguintes benefícios previdenciários:

  • Auxílio-doença: Destina-se aos segurados que estejam temporariamente impossibilitados de trabalhar devido a uma enfermidade ou acidente;
  • Auxílio-acidente: É concedido aos segurados que sofreram um acidente e apresentam sequelas que reduzem sua capacidade de trabalho;
  • Auxílio-reclusão: É direcionado aos dependentes do segurado que foi recolhido à prisão;
  • Aposentadoria: É o benefício concedido aos segurados que atingiram as condições necessárias para se aposentar, seja por idade ou por tempo de contribuição;
  • Pensão por morte: É destinada aos dependentes do segurado falecido, garantindo uma fonte de renda após o óbito.

Portanto, aqueles que recebem benefícios assistenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Renda Mensal Vitalícia (RMV), não têm direito ao recebimento do abono salarial, uma vez que esses benefícios não são considerados previdenciários.

É importante ressaltar que o BPC é destinado a pessoas de baixa renda com deficiência ou idosos, enquanto o RMV é um benefício concedido a pessoas com deficiência que não contribuíram para a Previdência.

Calendário dos pagamentos do 13º salário

É importante destacar que há uma orientação geral: as datas de pagamentos seguem uma prioridade estabelecida pelo número final da inscrição do Número de Identificação Social – NIS.

Além disso, são definidos dois calendários e é preciso estar atento à essa questão, isso porque enquanto um é destinado para beneficiários que recebem um salário mínimo, o outro são para aqueles que possuem recursos acima do piso nacional.

Assim, de acordo com o INSS as datas para o depósito dos pagamentos do 13º salário antecipado são:

Para os aposentados e pensionistas INSS que recebem até um salário mínimo

  • Data de pagamento para o NIS 1 será no dia 26/06;
  • No dia seguinte, o NIS 2 terá sua data de pagamento, em 27/06;
  • Já o NIS 3 terá sua data de pagamento em 28/06;
  • O NIS 4 receberá o pagamento no dia 29/06;
  • No dia 30/06, o pagamento será destinado ao NIS 5;
  • O NIS 6 terá sua data de pagamento no dia 03/07;
  • No dia seguinte, será a vez do NIS 7 receber seu pagamento, em 04/07;
  • Em 05/07, o pagamento será realizado para o NIS 8;
  • No dia 06/07, o NIS 9 terá sua data de pagamento;
  • Por fim, em 07/07, o NIS 0 receberá seu pagamento.

Segurados que recebem acima de um salário mínimo

  • No dia 3 de julho, serão pagos os benefícios finais 1 e 6;
  • No dia 4 de julho, será a vez dos benefícios finais 2 e 7;
  • Em 5 de julho, os benefícios finais 3 e 8 serão pagos;
  • No dia 6 de julho, receberão seus pagamentos os benefícios finais 4 e 9;
  • Finalmente, no dia 7 de julho, os benefícios finais 5 e 0 serão pagos.

Dessa forma, é essencial conferir o seu número de inscrição para não perder as datas de depósito.

Como consultar o benefício?

Por fim, se você quiser consultar o seu abono, o instituto disponibiliza principalmente três formas para isso, Confira:

  1. Através do site Meu INSS: Acesse o site oficial do INSS e faça login na sua conta do Meu INSS. Dentro da plataforma, você poderá encontrar todas as informações relacionadas ao seu abono, incluindo pagamentos pendentes, histórico de pagamentos e detalhes sobre o benefício;
  2. Utilizando o aplicativo Meu INSS: Baixe e instale o aplicativo Meu INSS, disponível tanto para dispositivos Android quanto iOS. Em seguida, faça login na sua conta e navegue pela interface do aplicativo para acessar informações sobre o seu abono. O aplicativo oferece uma experiência conveniente e fácil de usar para realizar consultas;
  3. Através do telefone: Além disso, você pode ligar para o número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Um atendente do INSS estará disponível para auxiliá-lo com suas dúvidas e consultas relacionadas ao abono. Assim, forneça as informações solicitadas e o atendente poderá fornecer detalhes sobre o status do seu benefício.

Todavia, independentemente do método escolhido, é importante ter em mãos os documentos necessários, como o número do CPF, RG e outros documentos pessoais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.