Compras pela internet: Banco Central alerta sobre golpes financeiros 

O Banco Central do Brasil alerta sobre golpes financeiros, exemplificando situações de compras pela internet. Confira outros pontos importantes!

São muitos golpes financeiros aplicados em nome do Banco Central. Sendo assim, a instituição financeira exemplifica algumas situações. Neste conteúdo, o Banco Central exemplifica uma situação de compras pela internet, de acordo com o site oficial.

Compras pela internet: Banco Central alerta sobre golpes financeiros 

Neste exemplo, o golpista possui loja virtual “de fachada”, ou seja, não é uma loja real. Assim sendo, oferece produtos e serviços em condições super vantajosas, com produtos bastante abaixo do valor de mercado.

Cuidado com o falso leilão

Conforme informa o BC, outro tipo de golpe é um falso leiloeiro que faz leilão de produtos a preços muito abaixo do mercado. Nesses casos, você faz a transferência para o falso vendedor ou leiloeiro e não recebe os produtos como prometido.

Além disso, há diversos outros golpes envolvendo anúncios em plataformas de marketplace, e todos eles possuem a finalidade de que valores sejam transferidos.

Boletos idênticos aos verídicos

Em muitos casos, o BC ressalta, que os golpistas emitem boletos com códigos de barras verdadeiros, mas com informações falsas sobre a conta de destino.

 Ou seja, o boleto traz os dados de uma loja ou pessoa específica, mas quem vai receber o valor é o próprio golpista, visto que o dinheiro é depositado em conta da pessoa física de destino real do boleto.

Se atente às seguintes situações 

Por isso, o Banco Central pede que o cliente fique atento às seguintes situações:

  • Desconfie de preços muito abaixo do mercado.
  • Além disso, pesquise se a loja ou a empresa de leilão realmente existem e se trabalham de forma correta.
  • Consulte se essas empresas possuem reclamações em sites especializados ou no consumidor.gov.br.

Detalhes importantes 

Ademais, ao pagar o boleto, verifique, no aplicativo, site ou caixa eletrônico que você está usando, se o nome do beneficiário do pagamento é de pessoa física ou empresa para quem você quer transferir o dinheiro, orienta o Banco Central do Brasil em sua página oficial.

Compras feitas com cartão de crédito que você não possui

Outra forma muito comum de golpe, se refere ao cartão de crédito. Sendo assim, o golpista emite um cartão de crédito em seu nome sem sua autorização e o utiliza para realizar compras não autorizadas por você.

Portanto, o Banco Central ressalta que o cidadão deve se atentar às seguintes informações:

  • O Banco Central não possui informação sobre os cartões de crédito emitidos em seu nome. Peça essas informações ao banco ou instituição financeira que emitiu o cartão.
  • Se você possui os seis primeiros números do cartão falso, consulte aqui a instituição que emitiu o cartão e entre em contato com ela para pedir o cancelamento.
  • Além disso, se você não possui os seis primeiros números do cartão falso, consulte os relatórios do Banco Central no sistema Registrato para encontrar o banco que emitiu o cartão:

Empréstimos e Financiamentos (SCR)

O SCR informa os valores de empréstimos e cartões de crédito que você contratou com uma instituição financeira.

Contas e Relacionamentos em Bancos (CCS)

Conforme informa o BC, o CCS traz a lista de instituições onde você possui conta corrente ou poupança, além da data de início e a data de fim do relacionamento com essa instituição, informa o Banco Central do Brasil em sua plataforma oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.