Employer branding: a marca empregadora no mercado atual 

Employer branding é um conceito do setor de Recrutamento e Seleção que identifica uma empresa como uma marca empregadora. Saiba mais!

Employer branding é um conceito estratégico utilizado no setor de Recrutamento e Seleção, objetivando a construção da identidade empregadora de uma empresa. Dessa forma, o conceito employer branding humaniza a empresa como empregadora, tornando a marca diferenciada por atrair e reter talentos. 

Employer branding: a marca empregadora no mercado atual 

Portanto, essa é a estratégia que posiciona a empresa como um bom lugar para se trabalhar e se desenvolver profissionalmente, considerando diversos fatores.

Sendo assim, o objetivo da marca empregadora é atrair os talentos certos com menos esforço. Por isso, essa é uma estratégia a longo prazo na construção da marca através da imagem positiva e uma cultura aberta e participativa.

O objetivo dentro do conceito employer branding

Uma marca empregadora é uma estratégia de longo prazo. Sendo assim, é preciso alinhar expectativas entre as áreas da empresa e entender qual resultado será alcançado com a estratégia. 

Para isso, a gestão deve avaliar a cultura organizacional, os fluxos, os processos e o valor da marca no mercado. O objetivo pode ser desafiador, porém, plausível e alcançável. Assim sendo, o objetivo pode ser mensurado com indicadores e deve estar alinhado com a missão, visão e valores da gestão.

Employee Value Proposition

Employee Value Proposition (EVP, tradução livre para proposta de valor ao empregado) é a carteira de benefícios oferecidos pela empresa, tanto financeiros quanto de qualidade de vida no trabalho. Sendo assim, a gestão da empresa deve definir um EVP que ajudará a gestão a entender os fatores de decisão para trabalhar na empresa, quais são seus pontos fortes e os de melhoria. Para criar EVP a gestão deve entrevistar os colaboradores, monitorar os ambientes da empresa e realizar questionário de desligamento. 

Pontos de melhoria na empresa 

Após as etapas anteriores, a gestão da empresa provavelmente entenderá melhor sobre sua empresa e quais pontos pode melhorar.  Sendo assim, antes de começar a divulgar e propagar a marca empregadora, é preciso criar um bom ambiente de trabalho, colocar em prática ações que propagarem a cultura organizacional e realizar reuniões brainstorm, por exemplo.

Ampla comunicação interna  

Além disso, o conceito employer branding requer uma ampla comunicação interna. Por isso, esse conceito é holístico e também utiliza de comunicação e estratégias de marketing no setor. Dessa maneira, a gestão deve analisar as formas possíveis de divulgar sua EVP,  melhorar os seus benefícios e quais são os diferenciais para os candidatos. 

Para isso, uma empresa que deseja ser uma marca empregadora pode fazer uma página de carreiras, comunicando a sua employer branding nas redes sociais. Assim, criando conteúdo para propagar sua marca entre os talentos, atraindo profissionais qualificados e alinhados aos objetivos da gestão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.