Como limpar usando álcool: usos incríveis do produto

Confira dicas para higienizar a casa usando álcool corretamente

Você sabe como limpar usando álcool? Hoje vamos te apresentar usos incríveis do produto.

Desde meados de março de 2020, o uso do álcool se tornou muito comum em absolutamente todos os lugares: escritórios, residências, comércio, escolas e se tornou ainda mais presente nas clínicas e hospitais!

Mas, será que, além do uso para higienizar e desinfetar, o álcool também serve para limpeza? Para responder a essa pergunta, leia este artigo até o final e saiba como limpar usando álcool e aprenda sobre usos incríveis do produto.

Em relação ao uso do álcool para a limpeza, o que é mito e o que é verdade?

Dicas para limpar usando álcool -- Reprodução Canva
Dicas para limpar usando álcool — Reprodução Canva

O álcool é realmente eficiente para a limpeza?

Muito antes do surgimento da Covid-19, sempre existiu uma crença de que o álcool tem um alto poder de esterilizar e desinfetar qualquer superfície. Embora isso seja verdadeiro para muitas superfícies, é preciso saber que a eficácia do álcool para matar bactérias, germes e vírus, vai depender do tipo de álcool que está sendo usado.

Sendo assim, saiba que, para um efeito desinfetante, ele precisa ser 70%. Isso significa que ele precisa ter em sua composição só 30% de água.

Mas não se engane em achar que é só passar o álcool 70% na sua limpeza que estará tudo bem! Na verdade, para esse álcool cumprir a tarefa de matar vírus, bactérias e qualquer microrganismo, ele precisa ficar na superfície pelo menos por 30 segundos. Então, borrifar o álcool e, logo após, passar um pano para tirar o excesso não vai adiantar de nada.

Você lembra o movimento de passar álcool nas mãos que foi aprendido na pandemia? Para as superfícies é a mesma coisa, ou seja, é preciso deixar pelo menos 30 segundos e fazer fricção no lugar onde o produto foi passado.

Na verdade, podemos afirmar que o álcool é eficiente para a limpeza, mas o seu uso exige cuidados, principalmente agora que está tão popularizado.

Riscos do uso do álcool na limpeza

Você deve ter em mente que limpar usando álcool é eficiente, porém, necessita de cuidados especiais para evitar acidentes. Confira a seguir alguns dos principais riscos.

Provocar incêndio

O uso do álcool está realmente popularizado no Brasil e no mundo, mas é preciso lembrar sempre que estamos falando de uma substância inflamável!

Sempre houve e sempre haverá risco de incêndio provocado pelo uso indevido do produto, principalmente no ambiente doméstico.

Risco de danificar superfícies

Ao optar por usar o álcool na limpeza, tenha ciência de que ele também pode danificar algumas superfícies como o MDF, produtos plásticos, alguns metais, madeira, objetos de acrílico, dentre outros! É claro que esse fator não impede a utilização, mas é preciso saber que o uso prolongado pode causar ressecamento, perda de elasticidade e de brilho de objetos e utensílios.

Como limpar usando álcool

Depois de saber dos cuidados necessários para usar o álcool, vamos saber onde ele pode ser usado.

Para dar brilho no chão de cerâmica

Além das superfícies, use álcool para dar um brilho especial no seu chão. Para isso, basta colocar um copo de álcool na água do balde e finalizar a limpeza do chão com um pano úmido.

Para limpar o banheiro

Em um borrifador, coloque meio copo de álcool líquido e uma gota de óleo essencial de cravo-da-índia. Guarde no armário do banheiro e use para limpar o vaso, pois, além de desinfetar, vai eliminar o cheiro de urina.

Dê preferência a álcool em gel para limpar as superfícies

Como citamos acima, a ação do álcool na limpeza é eficiente quando esfregamos um pouco. Por isso, uma boa dica é usar álcool em gel nas bancadas, maçanetas, interruptores de luz, corrimão de escada e lixeiras (depois de lavadas). O álcool em gel demora mais tempo para evaporar e, assim, seu efeito desinfetante é maior nas superfícies.

Borrife em copos, pratos e talheres

Depois de lavar sua louça e colocar no escorredor, você pode borrifar um pouco de álcool nas vasilhas já limpas e deixar evaporar totalmente antes de guardar. Além de desinfetar os recipientes, o álcool vai eliminar o cheiro de ovo e peixe, por exemplo!

Observação: muito cuidado com o uso de álcool (principalmente líquido) perto de fogão ou churrasqueiras!

Para eletrônicos e eletrodomésticos

Não passe álcool diretamente em televisores, micro-ondas, geladeiras, dentre outros. Para esses aparelhos, sempre use uma tampinha para meio litro de água e utilize um pano de microfibra para limpar!

Chegamos ao final, mas reforçamos: use o produto com cuidado e não o deixe exposto ao sol ou ao alcance de crianças!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.