Como higienizar colchão de forma caseira

Aprenda como limpar o colchão sem gastar muito

09Você sabe como higienizar colchão de forma caseira? Com a correria do dia a dia, certamente nos esquecemos de limpar o nosso colchão. Muitas pessoas chegam até a pensar que precisam levar o colchão a um profissional para que ele possa higienizar de forma adequada. Mas, você sabia que existe uma forma caseira de fazer isso? Você mesmo pode fazer a limpeza e a higienização do seu colchão em casa e sem precisar de muitas coisas. Veja as nossas dicas incríveis.

Saiba como higienizar o colchão de forma caseira

Limpar colchão em casa -- Reprodução Canva
Limpar colchão em casa — Reprodução Canva

Veja agora algumas dicas de como você pode higienizar o seu colchão de forma caseira sem precisar da ajuda de profissionais. Assim, você irá viver livre de poeiras, ácaros e até sujeira piores.

Limpe com um aspirador de pó

O aspirador de pó é a forma mais fácil que você tem de limpar o seu colchão. Ele é muito mais voltado para a limpeza cotidiana, nos quais só se tem a poeira e alguns farelos de sujeira para remover. É tão rápida e prática que você pode fazer pelo menos uma vez na semana.

Reserve um dia para você tirar todas as roupas de cama e limpar o seu colchão, mas saiba que será uma forma muito fácil e eficiente de você fazer. Sendo assim, não precisa de muito, apenas do aspirador.

Ligue o aparelho e passe ele por todas as extremidades do seu colchão, não se esquecendo de nenhum canto.

Limpe com bicarbonato de sódio

Você pode fazer uma lavagem a seco usando apenas o bicarbonato de sódio. É muito simples de fazer, porém é recomendado que você faça durante o dia, pois precisa de um tempo para que ele fique agindo.

O bicarbonato de sódio irá ajudar a prevenir os maus odores no colchão e, além disso, também irá te ajudar a fazer uma higienização adequada.

Espalhe o bicarbonato pelo seu colchão inteiro, se atentando principalmente para as partes mais sujas aparentemente. Deixe essa mistura agir de 30 a 40 minutos, não podendo ultrapassar esse limite.

Com o auxílio de uma escova de limpeza com cerdas macias, você pode esfregar o colchão. Espalhe o bicarbonato de sódio com essa escova, sem ter medo de acabar se sujando com o pó. Logo após, assim que terminar de limpar toda a extensão do colchão, deixe agindo por mais 30 ou 40 minutos.

Se for preciso, você pode repetir o processo. Então, remova todo o excesso com um aspirador de pó, ou também, você pode fazer o uso de um pano úmido.

Você deve realizar esse tipo de limpeza pelo menos 2 vezes ao mês, caso o seu colchão esteja em um estado muito crítico.

Limpe com vinagre de álcool e bicarbonato de sódio

Da mesma forma que você usou o bicarbonato de sódio para limpar o seu colchão a seco, você também pode fazer uma limpeza usando vinagre, além do bicarbonato.

Então, o que você precisará fazer é repetir o mesmo processo que você fez com o bicarbonato de sódio, despejando ele por cima do seu colchão. Deixe ele agir por no máximo 30 minutos e então despeje vinagre por cima.

Feito isso, você precisará de uma escova de limpeza de cerdas macias para limpar e misturar esses elementos. Esfregue toda a superfície, se certificando de limpar até mesmo os cantos que não precisam de tanta atenção assim. Então, já misturados os 2 elementos e feito uma espuma, deixe o seu colchão agir por 30 minutos novamente.

Se for preciso, você pode repetir o processo, mas, na hora de limpar tudo, você pode fazer uso de um pano úmido para remover o excesso da espuma. Para finalizar de vez a limpeza, deixe o seu colchão secando no sol.

Limpe com água oxigenada

A água oxigenada serve para você tirar as manchas do colchão, seja qual for. Ela é um ótimo agente que destrói as manchas, além de também ajudar a limpar o seu colchão.

Para usá-la na limpeza, você precisa primeiramente fazer uma limpeza comum, ou seja, você deve despejar o bicarbonato de sódio por cima do colchão. Sendo assim, jogue o vinagre por cima, em poucas quantidades. Deixe agir por alguns minutos, no máximo 10.

Separe em um recipiente uma quantidade de água oxigenada de 30 volumes. Logo após, mergulhe uma esponja no produto, se certificando de espremer bem para retirar o excesso. Dessa forma, o que você precisará fazer depois é apenas esfregar a superfície do colchão, dando mais atenção para as manchas.

Feita toda a limpeza, deixe agir por mais 10 minutos. Para finalizar a higienização, remova o excesso com um pano úmido e deixe o seu colchão secar no sol.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.