Como evitar mofo nas toalhas de banho

Confira as nossas dicas incríveis para manter as suas toalhas em ótimo estado

Toalhas de banho, quanto mais macias e cheirosas, melhor! Entretanto, mantê-las macias, sem manchas e sem mofo, pode ser um grande desafio. Por isso, hoje nós vamos te ajudar a enfrentar essa tarefa e te ensinar como evitar mofo nas toalhas de banho. Então, confira nossas dicas incríveis!

Saiba como evitar de mofar as toalhas de banho

Antes de ensinar como evitar mofo nas toalhas de banho, vamos falar da qualidade das toalhas. Uma boa e grande toalha pode ser um investimento alto, principalmente se você tiver uma família grande. Entretanto, queremos que reflita que o custo-benefício pode valer muito a pena! 

Então, invista em toalhas de boa qualidade e felpudas, pois são muito melhores para a saúde de sua pele. Além disso, possibilitam um conforto e carinho com você mesmo depois de um banho relaxante. 

Toalhas com mau cheiro 

Uma das primeiras causas é não deixar as toalhas secarem completamente depois de lavar. Dessa forma, nada pior do que aquele cheiro que algumas pessoas chamam de “cheiro de cachorro molhado”, não é mesmo? Ainda mais se for nas toalhas! Então, para evitar essa situação, garanta de só retirar as toalhas do varal depois de bem sequinhas. 

Outra causa do mau cheiro é você usar a toalha durante muito tempo e deixá-la pendurada no banheiro. Assim, o ideal é você trocar a toalha pelo menos uma vez por semana. Por isso lembre-se que, ao se enxugar, a toalha vai ficar com restos de pele e fluidos corporais, então trocá-las é essencial. 

O que não fazer com a toalha de banho? 

Não coloque para secar no banheiro! Com certeza o banheiro é um dos cômodos mais úmidos e pouco ventilados de toda a casa. Sendo pequeno, geralmente úmido e pouco ventilado, ele é um local bem propício para a proliferação de fungos e bactérias, por mais limpo e higienizado que seja o seu banheiro. 

Saiba que a cama, o sofá e encostos de cadeiras não são varal de roupa, então eles não são ideais para deixar a sua toalha depois do banho. Portanto, caso não tenha uma área ventilada e com sol em sua casa, compre um varal dobrável de chão e abra perto da janela. Assim, garante que a toalha seque em local ventilado e com sol. 

Outras recomendações para evitar o mofo nas toalhas de banho

Você já anotou que o ideal é secar no varal e não deixar no banheiro. Então, agora anote as outras dicas que separamos para você:

  • Não use a toalha de banho para secar o corpo e os cabelos. Isso pode parecer óbvio, mas não custa reforçar! Ao usar a toalha de banho para secar os cabelos, elas ficarão mais molhadas e vão demorar muito mais para secar; 
  • Verifique se a toalha está completamente seca antes de usar novamente; 
  • Compre um potinho antimofo e coloque no lugar onde guarda as suas toalhas, principalmente em estações mais úmidas e períodos de chuva.

Mas se as toalhas já estiverem mofadas ou com cheiro de mofo, vamos ver formas de remediar esta situação. Confira:

Eliminando o mofo das toalhas de banho 

Eliminando o mofo das toalhas de banho - Reprodução Canva
Eliminando o mofo das toalhas de banho – Reprodução Canva

Na máquina de lavar, coloque as toalhas e cubra com água quente. Adicione 4 copos de vinagre branco de álcool e deixe as toalhas de molho por aproximadamente 1 hora. 

Depois deste período, cumpra os ciclos de lavagem de sua máquina de lavar, mas, no momento do enxágue, coloque mais um copo de vinagre branco de álcool. Neste procedimento, não precisa adicionar o amaciante. Então, retire e coloque as toalhas para secar, como de costume. Neste caso, prefira colocar para secar ao sol e, antes de usar o varal, lembre-se de limpar antes de pendurar as toalhas. 

Observação: se sua máquina de lavar não tiver a opção de água quente, você pode fazer o procedimento de colocar as toalhas de molho em uma bacia. 

Além do cheiro, como tirar as manchas de mofo das toalhas?

Então, agora vamos cuidar das manchas causadas pelo mofo. Anote as dicas que separamos para você. Confira! 

Use água quente

Ferva dois litros de água, adicione sal e coloque em uma balde ou bacia. Coloque as toalhas nesta solução e deixe a água esfriar. Depois, enxague e coloque para secar totalmente.

Misture vinagre branco com limão

Esprema o suco de dois limões e misture com um copo de vinagre branco de álcool. Coloque esta mistura diretamente nas manchas, deixe no sol por 30 minutos e, depois, lave como de costume.  

Pronto, suas toalhas de banho estarão sempre cheirosas e macias. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.