Como ter autocontrole no trabalho?

Veja algumas dicas que podem ser úteis.

Construir subsídios para se ter autocontrole no trabalho é uma forma de investir em um futuro muito mais saudável, psicologicamente falando, e promissor. Com o autocontrole nós inibimos as atitudes de autossabotagem, além de que conseguimos enxergar fatores positivos nos desafios.

Porém, construir esse controle de si não é tão simples e exige persistência e dedicação. E a seguir daremos detalhes quanto a isso. Acompanhe para saber mais.

Como ter autocontrole no trabalho?

Para ter autocontrole no trabalho é preciso ficar atento às próprias ações, todos os dias. Isso porque o autocontrole não é construído da noite para o dia, e requer muita dedicação por parte do sujeito. Assim, você deverá estar sempre de olho nas suas atitudes, buscando autoconhecimento e formas de melhorar a sua maneira de lidar com as situações.

Abaixo você pode visualizar algumas dicas que partem desse pressuposto:

1- Desenvolva a sua resiliência diante dos desafios

Todo mundo vive desafios no ambiente de trabalho. Alguns podem ser mais difíceis; outros podem ser mais simples e básicos. No entanto, independente do “grau de dificuldade”, os desafios devem ser vistos como uma oportunidade para desenvolver a sua resiliência.

Em outras palavras, você precisa observar as suas reações diante de um contratempo. Respire fundo e tente enxergar fatores positivos envolvidos com o caso, e não deixe com que as emoções negativas tirem a razão de você. Vale dar uma pausa, diante de um problema, para que você busque soluções plausíveis e com calma.

2- Busque o seu autoconhecimento e entenda suas habilidades e limites

O autoconhecimento é uma peça-chave para ter autocontrole no trabalho. É a partir desse conhecimento de si que você descobre quais são as suas maiores forças e habilidades, trazendo uma luz sobre a sua maneira de atuar. Afinal, saber o que você faz de melhor é uma ótima forma de saber o que você pode resolver primeiro, certo?

Ao mesmo tempo, conhecer os seus limites também ajuda a manter o autocontrole. Isso porque você descobre que determinadas situações são naturalmente mais “difíceis” para você. E assim, é possível respeitar o seu próprio tempo de desenvolvimento, sem aquele “desespero” de querer tudo para ontem.

3- Saiba quais são os gatilhos envolvidos com a perda de controle

Na prática do autoconhecimento você também descobre quais são os gatilhos emocionais comumente relacionados à perda de autocontrole. Quando você descobre quais são eles, você pode:

  • Prevê-los com mais coesão, permitindo um preparo maior;
  • Inibir a repetição dos mesmos;
  • Afastar-se dos gatilhos.

Por isso, foque em descobrir qual foi a força motriz por trás de uma “crise” de perda de controle.

4- Afaste-se do gatilho emocional antes de tomar uma atitude/decisão

Seguindo o raciocínio acima, busque se afastar do gatilho emocional antes de simplesmente tomar uma atitude ou decisão importante. Se você sabe que aquele gatilho é um ponto fraco e que costuma fazer você perder o seu autocontrole, afaste-se dele até se sentir mais forte e preparado para enfrentá-lo.

À medida que você vai fazendo isso, percebe que tem mais força interna do que imaginava. Experimente e faça o teste.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.