O que significa autocontrole? Por que isso é importante?

Entenda o conceito e a importância do autocontrole.

Você sabe o que significa autocontrole? Se ainda não, saiba que essa habilidade é capaz de fazer com que você mantenha o foco e a disciplina na busca pelos seus sonhos e objetivos. Sem autocontrole, tendemos a perder a concentração em nosso trabalho e até mesmo nos estudos, nos deixando levar apenas pelas emoções.

Parece difícil? Bom, não é tão difícil assim. E para lhe provar isso, elaboramos este texto com diversos apontamentos importantes sobre esse assunto. Acompanhe conosco.

O que significa autocontrole?

Mas afinal, o que significa autocontrole? Basicamente, o autocontrole está relacionado à capacidade de lidar com as emoções e os impulsos de uma forma mais equilibrada e saudável. Isto é, trata-se da habilidade de não “se deixar levar” pelas emoções, sabendo agir de uma maneira mais racional e menos impulsiva, ou então, “sem pensar”.

Com o autocontrole nós tendemos a enxergar as situações com mais calma e clareza, nem que para isso tenhamos que nos afastar do gatilho emocional por alguns instantes.

É esse controle sobre si que nos permite tomar decisões mais assertivas, a partir de análises consistentes, e não vontades que simplesmente surgem do nada.

Um exemplo de autocontrole é não se deixar levar pela vontade de assistir a uma série, ao invés de terminar aquele trabalho importante. Se você se deixar levar apenas pelo desejo de assistir algo, automaticamente você perdeu o controle da situação e terá que lidar com as consequências mais tarde.

Por que isso é importante?

Sem o autocontrole nós podemos ser facilmente manipulados, não só pelas outras pessoas, como até por nós mesmos! Isso porque temos uma capacidade absurda de criar desculpas para si mesmo, justificando os erros e garantindo que as decisões ruins foram tomadas porque “precisavam ser”.

A nível de exemplo, lembre-se da última vez que você procrastinou algo importante. Lembrou? Pois bem, agora tente se lembrar de qual desculpa você usou para justificar a sua procrastinação… E aí, lembrou? Pois é!

Essa desculpa é uma manipulação da sua própria mente que tem por objetivo roubar o seu autocontrole. Porém, quando você tem um controle maior sobre as suas atitudes, a tendência é que você não se deixe levar por esses pensamentos e pelos comportamentos “ruins”. E assim, automaticamente você é capaz de:

  • Manter o foco nos seus objetivos;
  • Manter-se produtivo;
  • Desenvolver maneiras efetivas de trabalhar;
  • Entre outras vantagens.

É por esses e tantos outros motivos que o autocontrole é indispensável na vida de qualquer pessoa.

Como desenvolver o autocontrole?

Para desenvolver o autocontrole é preciso lançar um olhar sobre as suas próprias atitudes cotidianas. Reconhecer os seus erros; saber quais são os seus pontos fracos e estar atento aos seus limites pessoais pode ajudar.

Afinal, a partir desses dados você poderá desenvolver uma forma de trabalhar esses limites dentro de si, sabendo reconhecer os gatilhos da perda de controle e voltando para o “caminho” sempre que notar esse desvio.

Aqui, também vale praticar o autoconhecimento de uma maneira geral, além de que a psicoterapia também pode ajudar nesse trajeto. Foque em conhecer mais sobre quem você é e sempre que perceber que está “saindo do caminho planejado”, pense racionalmente e entenda aonde o erro aconteceu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.