Como ser mais calmo e confiante – Saiba aqui

Entenda como você pode ser uma pessoa mais calma, tranquila e autoconfiante.

Saber como ser mais calmo e confiante é o objetivo de muita gente, nas mais diversas esferas sociais. Afinal, essa pode ser a combinação perfeita na hora de traçar uma carreira promissora ou construir relacionamentos mais intensos e sólidos.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que tendem a ser interessantes para você que quer explorar o seu lado mais calmo e desenvolver a sua autoconfiança. Acompanhe.

Como ser mais calmo e confiante? 

Antes de mais nada, entenda que para ser mais calmo e confiante não existe uma receita mágica e pronta. É preciso se pautar na sua realidade. Apenas dessa forma é que você começará a compreender as próprias emoções e estará por dentro de tudo o que acontece dentro de você e da sua mente.

Portanto, comece escutando a si mesmo. Analise as suas emoções. Saiba enxergar as situações cotidianas por mais de uma perspectiva. Tudo isso será valioso nesse processo de desenvolvimento pessoal.

E, além disso, as medidas abaixo também poderão ser postas em prática. Veja:

1- Decida mudar a sua perspectiva sobre as situações

O primeiro passo é tomar uma decisão. Decida que, a partir de hoje, você será uma pessoa mais calma e confiante. Diga isso para si mesmo e foque nessa afirmação.

Essa simples ação de conversar consigo mesmo já lhe ajudará a criar um certo comprometimento com a mudança. Portanto, olhe para dentro de si e ordene sobre a transformação que você quer que aconteça.

2- Saiba analisar as suas emoções

Sempre que você estiver diante de uma situação que põe à prova as suas emoções, pare alguns instantes para analisar o que você sente. Jamais aja de cabeça quente. Afinal, para ser mais calmo e confiante é fundamental que você saiba analisar as suas emoções diante dos mais diversos acontecimentos.

Avalie até que ponto a emoção está condizente com o que está acontecendo; veja se você pode estar fazendo uma “tempestade em copo d’água”; analise como você pode resolver o problema para controlar essa emoção; e assim por diante.

3- Evite se expor intensamente aos gatilhos emocionais

Aprenda a reconhecer os seus gatilhos emocionais e evite se expor a eles sem nenhum tipo de preparo. Por exemplo, se você tem pavor de falar em público, evite se expor a esse tipo de situação sem antes treinar e desenvolver a sua habilidade de oratória, de maneira gradativa.

4- Aprenda a escutar e ponderar sobre opiniões alheias

Para ser mais calmo e confiante é preciso aprender a viver em grupo e atuar em equipe. Para isso, comece a escutar ativamente as outras pessoas, e analise as opiniões delas. Isto é, não negue o que os outros falam, apenas porque você discorda. Mas sim, tente enxergar o ponto de vista alheio.

5- Seja você e evite “atuar” nas situações cotidianas

Uma pessoa confiante sabe ser espontânea e autêntica, e evita decorar falas e formas de agir diante das outras pessoas. E é isso que deve acontecer. Saiba quais são seus pontos fortes, use-os ao seu favor e jamais mude quem você é para poder se encaixar em algum padrão.

Tudo isso poderá lhe ajudar na hora de ser mais calmo e confiante. Acredite em você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.