Como se manter próximo das famílias em tempos de pandemia?

Veja estratégias que podem ser interessantes.

Conseguir se manter próximo das famílias em tempos de pandemia é um desafio e tanto. São mudanças expressivas que impactam, inclusive, na forma como os professores podem atuar diante dos seus alunos.

Porém, é claro que não podemos simplesmente ficar de “braços cruzados” diante de tudo o que vem acontecendo, não é mesmo? Sendo assim, convidamos você a ler este nosso conteúdo e assim ter uma luz a mais sobre como agir nessa situação.

Como se manter próximo das famílias em tempos de pandemia?

Uma coisa é fato, na hora de pensar em como se manter próximo das famílias em tempos de pandemia é preciso levar em consideração as singularidades de cada uma. Afinal, cada contexto familiar terá uma dinâmica diferente do outro, e isso vale para horário de estudos até a qualidade dos materiais (computadores, por exemplo) que possui.

Por isso, primeiramente temos que ser humanos e sensíveis à realidade alheia. Saber reconhecer as limitações de cada um pode ajudar na hora de se comunicar com as famílias e manter certa proximidade.

Além disso, outras práticas podem ser construtivas. Veja:

1- Valorize a participação das famílias

Comece valorizando a participação das famílias e tomando cuidado com as críticas excessivas. É claro que os pais precisam transmitir o conhecimento de maneira coerente aos seus filhos, mas, se houver dificuldades, nada de ficar apontando de maneira pejorativa!

Pelo contrário, mostre o quanto o esforço da família é valioso e esteja sempre pronto para direcioná-los ao melhor desenvolvimento de uma tarefa.

2- Crie um canal de comunicação com os pais

Avalie, junto com os pais, qual pode ser o melhor canal de comunicação com eles. Pode ser WhatsApp, e-mail, grupos em outras redes, enfim! Encontre aquele meio de comunicação que faça parte da realidade de todos para que seja possível padronizá-lo e, dessa forma, diminuir os ruídos na comunicação.

3- Demonstre disponibilidade

Para se manter próximo das famílias em tempos de pandemia é necessário, antes de qualquer coisa, estar disponível.

É claro que existirão horários propícios para que os pais procurem você, mas, tente marcar com eles um período por dia que você estará disponível para responder questionamentos e dar feedback sobre determinados assuntos.

4- Saiba escutar ativamente

Escutar ativamente é a arte de saber ouvir o que o outro tem a dizer sem se deixar levar por algum devaneio da mente ou preconceito. Essa prática é fundamental para que possamos absorver, verdadeiramente, o que o outro tem a dizer.

Pratique a escuta ativa com as famílias para manter-se próximo de suas realidades e assim ter informações suficientes para criar meios de se manter conectado com elas.

5- Converse com os alunos sobre a nova forma de estudar

Procure conversar com os seus alunos falando sobre os desafios e deveres deles diante da nova forma de estudar. Isso pode servir de alicerce para incentivá-los e para ajudar as famílias a manterem os filhos com os estudos em dia.

Coloque essas e outras dicas em prática na hora de se manter próximo das famílias em tempos de pandemia e boa sorte a todos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.