Como se manter calmo em situações de estresse?

Veja algumas dicas interessantes.

Saber como se manter calmo em situações de estresse pode parecer um enigma para muita gente.

O descontrole, a sensação de irritabilidade e até mesmo a exaustão física inibem, em muitos casos, a visão mais racional da situação.

Por isso, neste conteúdo nós viabilizamos algumas dicas que poderão apaziguar a sua sensação de estresse. Acompanhe para saber mais.

Como se manter calmo em situações de estresse?

Antes de qualquer coisa, queremos que você entenda que as emoções e os sentimentos não devem ser reduzidos a um passo a passo.

Embora existam ações que possam lhe ajudar a se sentir mais calmo e tranquilo, é de suma importância que você escute o que está sentindo.

Não deixe de lado, apenas pensando que passará sozinho. Você merece dar atenção a isso para viabilizar um caminho mais saudável e menos sobrecarregado.

Compreendido isso, vamos agora à nossa lista de dicas:

1- Distancie-se das situações de estresse, pelo menos por um tempo

Antes de deixar a situação simplesmente “engolir” você, tente se afastar do gatilho emocional do estresse por um momento. Não fique tentando resolver assim que ele surge e você se sente mal.

Mas sim, descanse a mente por alguns minutos, pensando em outra coisa, olhando pela janela, enfim!

2- Tente visualizar os dois lados da situação (prós e contras)

Depois que você se sentir um pouco menos afetado com a situação, comece a elencar os pontos positivos e negativos dela. Mas seja sincero! Elenque até os pequenos detalhes.

3- Mude a perspectiva e tente absorver algo mais positivo

Depois de elencar os fatores positivos e negativos, tente absorver a perspectiva menos maléfica da situação. Se há coisas positivas no ocorrido, por que não dar atenção a elas também, não é mesmo?

4- Respire fundo e respeite os seus limites – vá agindo na medida do possível

Respire fundo e respeite os seus limites. Mesmo que você tenha mudado a perspectiva para tentar se manter calmo em situações de estresse, isso não quer dizer que você deve agir para ontem.

Pelo contrário! Vá aos poucos, explorando o caminho com cuidado para não se sobrecarregar.

5- Converse com alguém sobre a situação

Você não precisa guardar para si tudo o que está sentindo. Converse com alguém, se você se sentir à vontade. Vale, inclusive, fazer psicoterapia para falar sobre esse tipo de situação e tantas outras coisas da vida cotidiana.

Apenas “guardar” as dores pode ser prejudicial, pois é um passo fundamental para o desenvolvimento das doenças psicossomáticas. Fique de olho, ok?

6- Cuide da sua saúde mental e evite novas situações de estresse intenso

Outra ação importante para se manter calmo em situações de estresse é justamente preveni-las. E para isso é necessário fortalecer a sua saúde mental. Afinal, mesmo que uma situação negativa venha a acontecer, você estará mais bem preparado para ela.

Aqui, sugerimos novamente a psicoterapia e o autoconhecimento. Essas duas ações pessoais poderão lhe ajudar a ter mais autocontrole e bem-estar mental e físico.

Cuide de você e não permita que a sobrecarga de estresse atrapalhe e roube a sua qualidade de vida. Lembre-se de que você merece mais do que isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.