Atualidades: O que é fenologia e sua importância nas mudanças climáticas

Entenda o fenômeno

O que acha de estudar sobre fenologia?

Os agricultores plantam suas sementes em uma determinada época do ano para vê-las crescer e amadurecer para a colheita.

Espécies particulares de pássaros cronometram sua migração para chegar “no horário” para polinizar as plantas das quais se alimentam.

Estes são exemplos de fenologia, o estudo dos eventos no ciclo anual da natureza e o impacto da mudança em diferentes organismos, seus ecossistemas e sua sobrevivência.

As pessoas conhecem a fenologia desde o surgimento de caçadores e coletores que dependiam do conhecimento das estações do ano para sobreviver. O primeiro uso do termo “fenologia” foi por volta de 1853 pelo botânico belga Charles Morren.

O primeiro trabalho fenológico, entretanto, foi escrito muito antes disso, em 1736, quando foi usado pelo naturalista inglês Robert Marsham.

Desde aquela época, a fenologia se tornou uma ciência cada vez mais importante, mas foi apenas nas últimas décadas que botânicos e biólogos se concentraram na fenologia como um indicador importante das mudanças climáticas.

Quando eventos como novos padrões climáticos afetam a fenologia, os resultados podem ser significativos ou mesmo catastróficos. Por esse motivo, a fenologia se tornou um grande foco para pesquisadores interessados em mudanças climáticas.

Fenologia e as mudanças climáticas

O impacto das mudanças climáticas pode ser analisado por meio do estudo das mudanças fenológicas. As flores desabrocham mais cedo, os animais migram fora do horário, as folhas de outono caem mais tarde na estação – embora às vezes pareçam ocorrências inofensivas, podem causar problemas em espécies que têm um efeito dominó no resto do ecossistema.

À medida que as plantas e os animais respondem às mudanças climáticas, suas mudanças de hábitos impactam os recursos e o comportamento da flora e da fauna ao seu redor.

Por exemplo, muitas plantas de florestas tropicais florescem apenas por alguns dias, quando chuvas fortes seguem uma seca. Eles então produzem frutas em semanas, fornecendo alimento para uma ampla variedade de insetos e animais da floresta tropical.

Se a mudança climática levar a uma diferença na sequência seca / chuva, a quantidade de flores e frutos pode ser reduzida ou, no caso de clima muito úmido, eles podem falhar completamente.

Se isso ocorrer, muitas espécies podem morrer de fome, reduzindo a disponibilidade de alimento para ainda mais espécies.

A mudança climática também pode criar um descompasso entre o tempo em que os alimentos estão disponíveis e o tempo em que os consumidores estão disponíveis para comê-los.

Como os eventos fenológicos são tão sensíveis às mudanças climáticas, a fenologia se tornou um indicador importante que os pesquisadores podem usar para estudar e prever seu impacto.

Não deixe de ler também – Agricultura Sustentável: Entenda esse ramo da Ecologia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.