Como saber se o cartão é de crédito ou débito? Veja como identificar os recursos do seu produto financeiro

Esclareça suas dúvidas e explore as funcionalidades do seu cartão

O uso do cartão é uma verdadeira facilidade na nossa vida, não é mesmo? Com ele a gente pode evitar sair de casa cheio de notas de dinheiro. Com o sistema de pagamento por aproximação, não é necessário nem mesmo a senha, o que é uma mão na roda em tempos de Covid. Se você tem um cartão e não sabe bem como usar, veja como saber se o cartão é de crédito ou débito.

Essa dúvida é bem comum. Isso porque, às vezes, abrimos contas em diversos bancos e ficamos na dúvida sobre as funcionalidades do nosso cartão. Para evitar constrangimentos nos estabelecimentos na hora de pagar suas contas e ter seu pagamento recusado, é ideal saber qual a funcionalidade do que tem em mãos. Por isso, veja como saber se o cartão é de crédito ou débito na matéria desta segunda-feira (18) do Notícias Concursos.

Crédito e débito: como funciona cada um?

Antes de saber qual a funcionalidade do seu cartão, é importante reconhecer qual momento usar cada tipo de produto. No caso do débito (que está diretamente ligado à sua conta-corrente, poupança ou conta salário) você usará as quantias que tem disponível em conta no momento da transação.

O crédito não está vinculado ao dinheiro que você tem no banco e é possível ter um cartão de uma empresa no qual não se tem conta. Ou seja, ela te fornecerá um crédito para você realizar suas compras, com condições de pagamento da fatura posteriormente. O cartão de crédito é ideal para usar em compras maiores que você não teria condições de pagar à vista, por exemplo.

Como saber se o cartão é de crédito ou débito?

Cada banco ou financeira tem suas maneiras de identificar um cartão. Mas há algumas coisas que são padrão de todas. O primeiro passo é buscar no seu produto alguma informação da funcionalidade do cartão.

Outro fator a ser observado é o código de segurança que fica na parte de trás. Se ele tiver esses números de CVV são grandes as chances de ter a função crédito. No caso do banco do Bradesco, ao abrir a conta, você recebe um cartão de débito e a função crédito deve ser solicitada. Por isso, ele só será de crédito se você pedir.

Como saber se o cartão é de crédito ou débito? Veja como identificar os recursos do seu produto financeiro
Como saber se o cartão é de crédito ou débito? Veja como identificar os recursos do seu produto financeiro – Canva Pro

No Banco do Brasil é válida a mesma regra da instituição acima. Há a possibilidade de fornecimento do cartão mesmo sem ter conta. Aí, você precisa solicitar diretamente na empresa por um cartão de crédito. Ele não terá a função débito, pois você não tem conta no banco.

O Santander segue o mesmo princípio dos outros bancos com exceção do cartão SX, que é somente crédito. O Nubank, por exemplo, já foi no caminho oposto. Ele começou sendo apenas crédito e ofereceu a opção de débito somente em 2018.

Agora você já tem uma ideia de como saber se o cartão é de crédito ou débito, então, pode optar por realizar os seus pagamentos mais alinhados com sua realidade financeira e de acordo com seu planejamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.