Como saber se é hora de trocar de emprego?

Como saber se é hora de trocar de emprego? Quais são os sinais que devem ser observados? O que levar em consideração?

São tantas dúvidas que giram em torno da transição de carreira, não é mesmo? Mas calma! Neste texto discutimos algumas considerações que podem lhe ajudar a lidar consigo mesmo nessas situações. Acompanhe para saber mais sobre isso.

Como saber se é hora de trocar de emprego?

Antes de qualquer coisa, é importante frisarmos que não existe uma fórmula mágica acerca do reconhecimento da hora de trocar de emprego. Caberá sempre a você avaliar a sua realidade, profundamente, para encontrar a resposta dentro de si.

Sendo assim, considere os apontamentos abaixo como um ponto de partida para a reflexão, mas jamais como um “diagnóstico” de que é o momento de trocar de carreira.

Esclarecido isso, veja as questões:

1- Você gosta do que faz?

Essa pergunta é muito subjetiva e você deve ser bem sincero consigo mesmo. Pense sobre o seu trabalho e analise se você realmente gosta do que faz. Vale ressaltar que gostar não é o mesmo que amar tudo no trabalho, pois não existe trabalho perfeito, mas é estar satisfeito com o cargo.

2- Como está o seu relacionamento com seus colegas?

Como são os seus relacionamentos interpessoais no trabalho? Você se dá bem com os colegas? Às vezes, o “problema” no trabalho nem são as tarefas ou a sua posição, mas sim os seus relacionamentos. Saiba avaliar isso.

3- Como é o seu relacionamento com o seu chefe?

O relacionamento com o seu chefe também deve ser avaliado. Será que você está se dando bem com ele, ou não? Será que a sua insatisfação no trabalho não relaciona-se com o seu chefe e, na verdade, é isso que você quer mudar?

4- Você se sente motivado? Estagnado?

Como anda a sua motivação? Você sente que pode crescer, está feliz com o que faz ou se sente estagnado no emprego atual? Você quer novos desafios, mas ali é impossível?

5- Já se imaginou em outra carreira?

Você já parou para imaginar como seria a sua vida com outra carreira? Qual é essa carreira? Essa pergunta é importantíssima para saber se é hora de trocar de emprego!

6- O que você sente quando o expediente acaba?

Você se sente ok, por estar cansado e poder descansar, ou sente-se como se estivesse sendo liberto de uma prisão? Analise isso.

7- Você costuma se queixar do seu trabalho?

Quando você fala sobre trabalho com os seus amigos e familiares, quais são as principais pautas desse assunto? Queixas? Elogios? Desabafos? Enfim! Essa é uma forma de saber se é hora de trocar de emprego, afinal, se você apenas se queixa, isso pode ser uma grande pista.

8- O que você sente no domingo à noite?

Agora a pergunta que costuma ser crucial quando pensamos em como saber se é hora de trocar de emprego: o que você sente domingo à noite? Tristeza? “Depressão”? Ou apenas uma preguiça normal, de querer dormir mais na segunda de manhã?

Acredite, as sensações que sentimos na véspera de a semana começar podem dizer muito sobre nós.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.