Como realizar escuta ativa? 4 passos importantes

Ao realizar a escuta ativa você se torna mais capaz de criar relações sólidas e construtivas. Além disso, você passa a aprender mais sobre o mundo e sobre as outras pessoas.

Porém, essa prática ainda tem sido vista como um grande desafio para muitas pessoas. Por isso, neste conteúdo trouxemos 4 passos importantes para realizar a escuta ativa no dia a dia. Acompanhe para saber mais!

Como realizar escuta ativa?

É preciso compreender que para realizar escuta ativa é necessário atentar-se às próprias atitudes de forma recorrente. Afinal, muitas vezes caímos no piloto automático e deixamos de ouvir o outro ativamente, o que é normal, mas que deve ser contornado se quisermos relações mais harmoniosas.

Assim sendo, veja as nossas dicas abaixo como um ponto de partida para uma prática recorrente. Desse modo você terá resultados mais promissores. Vamos lá?

1- Evite distrações ambientais

O primeiro ponto que deve ser analisado são as possíveis distrações ambientais/no espaço. Para realizar escuta ativa é necessário deixar o celular de lado; a televisão em um volume baixo e ignorar outros estímulos ambientais, como uma música ou um “pet correndo pela casa”.

É claro que esses são apenas exemplos, mas o que queremos dizer é que você deve cuidar para não voltar a sua atenção a algo que está acontecendo em volta.

2- Não seja seletivo na escuta e não permita que suas concepções atrapalhem

Enquanto a outra pessoa está falando, não seja seletivo em sua escuta. Isso quer dizer que para realizar escuta ativa você não pode ponderar sobre o que é importante e o que é dispensável em um discurso. Mas sim, deve ouvir tudo, com o mesmo nível de atenção (na medida do possível), evitando elencar algo como mais relevante.

Da mesma maneira, evite permitir que as suas concepções pessoais atrapalhem a sua escuta. Se você deixar que os preconceitos internos preponderarem, é possível que você se atrapalhe na hora de captar a mensagem do outro.

3- Permita que o interlocutor termine a sua fala

Não seja aquela pessoa que apressa a fala do outro, ou pior que isso, fica tentando completá-la. Isso pode acontecer de maneira automática, claro, mas se você quer mesmo realizar escuta ativa, deixe de lado essas duas atitudes.

Dessa maneira você conseguirá ouvir com mais atenção o que o outro tem a dizer, além de exercitar a sua paciência. Mas, acima de tudo, lembre-se que respeitar o tempo do outro é uma demonstração de respeito.

4- Ouça e observe a linguagem corporal da outra pessoa

Ouça atentamente o que o outro está dizendo. Preste atenção nas palavras enunciadas e no tom de voz. Quanto mais atenção você voltar para isso, melhor será a captação da mensagem explícita e da mensagem implícita.

E por falar em mensagem implícita, também se atente para a linguagem corporal da pessoa, pois isso também pode trazer muita informação importante sobre o que está sendo dito.

Foque nesses exercícios e certamente você começará a realizar escuta ativa de uma forma mais interessante. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.