Como promover o bem-estar no trabalho

Veja algumas dicas que podem ajudar.

Para promover o bem-estar no trabalho é preciso pensar nos pilares que envolvem a saúde física e mental de um sujeito: emoções, motivação, hábitos saudáveis e respeito aos limites pessoais.

Com esses quatro pontos postos à mesa, torna-se mais simples evidenciar o bem-estar dos colaboradores. A seguir, detalharemos cada um desses pontos.

Como promover o bem-estar no trabalho

Para promover o bem-estar no trabalho é necessário compreender que este trata-se de um processo contínuo e duradouro.

Ou seja, não dá para fazer uma ação de bem-estar que seja pontual, e depois deixar “tudo como está”. Afinal, o ser humano é dinâmico e precisa de estímulos todos os dias, a fim de manter a saúde mental equilibrada.

Abaixo você verá como é possível estabelecer alguns hábitos que potencializam o bem-estar corporativo:

1- Rotina de feedback para realinhamento

O feedback, tanto positivo quanto negativo, deveria ser “regra” em qualquer ambiente de trabalho. É apenas através dele que os colaboradores têm a chance de enxergar as suas falhas e possibilidades de crescimento.

Sem um feedback estruturado, o sujeito pode repetir os seus erros sem se dar conta, impedindo que os resultados almejados sejam verdadeiramente alcançados.

Por isso, se você quer promover o bem-estar no trabalho, comece dando feedbacks para os seus liderados, de uma forma recorrente e construtiva. Isso oportunizará o crescimento e a motivação das pessoas.

2- Pausas flexíveis e que respeitem o tempo de cada colaborador

As pausas no trabalho não devem ser regradas de acordo com o que o gestor acha ser um momento interessante para descanso. Mas sim, elas devem ser pautadas no próprio fluxo de trabalho do colaborador.

Afinal, ninguém se cansa ou satura a mente da mesma maneira. Cada um possui um ritmo de produtividade que deve ser respeitado. Por isso, além de incentivar as pausas, incentive-as de uma maneira flexível e adequada para cada colaborador.

3- Investimento em hábitos saudáveis no trabalho

Os hábitos saudáveis também devem acontecer dentro do ambiente de trabalho, uma vez que não há como promover o bem-estar no trabalho sem esses estímulos.

Dentre os hábitos saudáveis, podemos citar:

  • Exercícios físicos laborais, visando a saúde e o equilíbrio do corpo.
  • Acolhimento para questões emocionais.
  • Espaços para descanso, leitura e meditação.
  • Investimento em disseminação de informações sobre alimentação saudável e hidratação.
  • Ambiente de trabalho estruturado, tranquilo, limpo e organizado.
  • Entre outras medidas igualmente importantes.

O incentivo a esses hábitos devem fazer com que tanto no ambiente de trabalho, quanto em casa, o sujeito crie essa cultura de autocuidado e atenção a si mesmo. Assim, ele terá um suporte muito maior para lidar com as adversidades do dia a dia.

4- Cultura de gerenciamento de emoções

Lembre-se de que trabalhar o gerenciamento de emoções também é uma forma de promover o bem-estar no trabalho. Aqui, é possível apostar em palestras e rodas de conversa sobre o assunto, além de permitir que o colaborador sinta-se à vontade para falar sobre os seus sentimentos e emoções.

Quanto mais investimento há em saúde mental, melhor é o gerenciamento de conflitos e erros, garantindo assim mais qualidade de vida para todos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.