FGTS: Caixa vai liberar mais 5 parcelas até o fim de 2021

A Caixa Econômica Federal já divulgou o calendário de saques.

Os trabalhadores que aderiram a modalidade do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), já podem verificar quando irão receber a sua parcela anual. A Caixa Econômica Federal já divulgou o calendário de saques.

A partir do mês que vem, a estatal vai liberar as cinco rodadas restantes, conforme o cronograma de pagamentos. Elas serão destinadas aos cidadãos que fazem aniversário entre agosto e dezembro. Confira os períodos a seguir:

Mês de aniversárioPeríodo para saques
Janeiro04/01 a 31/03
Fevereiro01/02/ a 30/04
Março01/03 a 31/05
Abril01/04 a 30/06
Maio03/05 a 30/07
Junho01/06 a 31/08
Julho01/07 a 30/09
Agosto02/08 a 29/10
Setembro01/09 a 30/11
Outubro01/10 a 31/12
Novembro01/11 a 31/01/2022
Dezembro01/12 a 28/02/2022

 

Os cidadãos beneficiados pela medida podem optar por receber a parcela no 1º ou 10º dia do mês. O que poucos sabem, é que o saldo disponibilizado pelo saque-aniversário é reajustado com juros e correção monetária conforme os índices diários. Portanto, é recomendado que o resgate seja mais postergado, dentro do limite.

O saque-aniversário do FGTS é um dos recursos mais vantajosos para o cidadão que deseja ter um dinheiro extra todos os anos. No entanto, quem opta pela modalidade perde o direito do saque-rescisão, pago em caso de demissão sem justa causa.

Diante disso, o trabalhador terá direito apenas a multa rescisória de 40% sobre as cotas depositadas no período de trabalho. O FGTS também pode ser sacado em situações específicas, como aposentadorias, doença grave e compra da casa própria.

Trabalhadores podem antecipar até 3 anos do saque do FGTS

A possibilidade de sacar até três parcelas do FGTS de uma vez, consiste em um crédito com garantia. A Caixa libera uma quantia mínima de R$ 2 mil ao trabalhador que decidir contratar o empréstimo.

Desta forma, quando de fato ocorrerem os pagamentos das três parcelas futuras do saque-aniversário, a instituição poderá acessá-las, e assim o contratante pagará sua dívida.

Por se tratar de um crédito com garantia, até os trabalhadores que se encontram negativados podem solicitar o empréstimo, uma vez que o banco terá direito ao benefício iminentemente.

Com relação as condições do crédito, confira os pontos abaixo:

  • Taxa de juros mensal de: 0,99%;
  • Acumulado de juros por ano: 12,54%;
  • Valor mínimo para empréstimo: R$ 2 mil;
  • Antecipação: de até 3 anos do benefício.

Como solicitar o crédito?

Se o trabalhador já aderiu a modalidade do saque-aniversário do FGTS, basta seguir as orientações a seguir para a contratação:

  • Acesse o Internet Banking da Caixa;
  • Faça uma solicitação do crédito;
  • Libere o acesso de outros bancos ao seu saldo no aplicativo do FGTS;
  • Escolha os valores e períodos a serem antecipados, de acordo com as regras da instituição financeira que fará a contratação;
  • Insira sua assinatura eletrônica (senha) para confirmar;
  • Pronto! Salve o comprovante de solicitação que aparecerá na tela do celular.

O ponto positivo é que os trabalhadores podem ter em mãos o seu pagamento antes da liberação nos anos seguintes. Além disso, o pagamento da dívida é descontado direto da folha do saque-aniversário do FGTS, sem comprometer a renda mensal do cidadão.

Veja também: FGTS: Caixa deve liberar de uma vez dinheiro de 3 anos acumulado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.