Como lidar com críticas construtivas da melhor maneira

Lidar com críticas construtivas nem sempre é uma tarefa simples de se executar, especialmente se você for do tipo de pessoa que costuma cobrar muito de si mesmo.

Receber uma crítica pode parecer uma verdadeira agressão quando não estamos preparados e não sabemos ouvi-la. Por conta disso, fizemos este guia com considerações que poderão lhe ajudar neste sentido. Acompanhe.

Como lidar com críticas construtivas sem se sabotar?

Antes de qualquer coisa, é preciso que você saiba avaliar as críticas que recebe. Não há a necessidade de “aceitar tudo” pelo simples fato de “querer melhorar”. Às vezes, devemos manter nossos ideais e princípios mesmo que alguém ao nosso lado pense diferente.

Afinal, é impossível agradar a todos e tampouco possível conseguir suprir tudo que nos é demandado, todos os dias. Por isso, avaliar cada situação com calma e serenidade é de suma importância para termos bons resultados.

1- Entenda quais são os objetivos da pessoa que lhe faz uma crítica

O primeiro ponto que deverá ser avaliado são os objetivos da pessoa que aponta uma crítica para você.

Ela realmente está querendo lhe ajudar? Ela está com raiva? Ela quer que você melhore ou está agindo de forma narcísica, querendo parecer melhor do que você?

Pense sobre isso. A atitude da outra pessoa, diante de nós, poderá ditar muita coisa sobre a veracidade da crítica.

Ou seja, muitas vezes a crítica nem faz jus com a realidade, e na verdade está pautada em diferenças pessoais.

2- Em casos de incoerência, não se cale

Seguindo o ponto acima, se você perceber que há incoerência na fala da pessoa que lhe aponta a crítica, não se cale!

É claro que lidar com críticas construtivas que você discorda não é o mesmo que criar conflitos, mas sim, é preciso mostrar o seu ponto de vista e a sua verdade.

Isto é, não permita que outra pessoa dite tudo o que você deve fazer, ainda mais se você possuir fundamentos precisos para as suas atitudes.

Afinal, se você se calar e permitir que determinadas críticas cheguem até você sem um fundamento sólido, você estará se desrespeitando e isso, em médio e longo prazo, poderá abalar a sua autoestima.

3- Quando não reagimos com raiva, não mostramos nossos pontos fracos

Cuidado com os picos de raiva que podem surgir. Lidar com críticas construtivas é garantir a sua inteligência emocional e o equilíbrio de suas palavras e ações.

Não encare a crítica apenas como um ataque e tente se tranquilizar se sentir um aumento nos sentimentos de raiva, por exemplo.

Isso porque quando estamos com raiva, agimos muito “no calor do momento” e, além de falarmos além da conta, podemos ainda denunciar os nossos pontos fracos.

4- Esta é uma crítica recorrente?

É importante que você também observe se a crítica recebida é recorrente, ou não. Afinal, se você a recebe em demasia, talvez seja o momento de arquitetar mudanças em sua vida, baseando-se nas “dicas” que outras pessoas estão lhe dando.

Porém, isso não quer dizer que você deve simplesmente mudar de acordo com o que os outros apontam, ok? Estamos apenas dizendo que você pode usar esta crítica para se auto analisar e assim pensar em novos caminhos.

5- Peça informações precisas de como você poderá melhorar

Se você perceber que o discurso da outra pessoa é realmente positivo, você pode pedir mais informações para lidar com a crítica construtiva de uma maneira mais eficiente.

Isto é, se você perceber que é possível crescer com o que é trazido pela outra pessoa, questione-a a respeito de como você pode melhorar e qual caminho pode seguir.

Acredite, essas pequenas atitudes diante das críticas recebidas diminuem os impactos psicológicos negativos e ainda lhe ajuda a desenvolver ainda mais o seu cognitivo e sua vida pessoal e profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.