Android 12 e iOS 15: entenda o que vai mudar em cada sistema operacional

samsung-1283938-1920
Imagem: Pixabay.

Todos os anos a Apple apresenta atualização em seu sistema operacional iOS. O mesmo acontece com o Google e o Android.

Entenda o que vai mudar no iOS 15 e no Android 12.

Android 12

 O Android 12 já mostrou sua versão de testes que está disponível apenas para alguns smartphones. A expectativa é que o sistema esteja completamente disponível no terceiro trimestre de 2021.

Um novo visual é uma das novidades do Android 12. O padrão de cores chamado “Material You” é personalizável.

Os botões vão mudar para se tornarem mais parecidos com o papel de parede da tela inicial. O Android 12 vai verificar quais são as cores dominantes e utilizar tons parecidos em suas telas. A mudança estará disponível na tela de bloqueio, tela de notificação e controle de volume e widgets.

Além disso, a nova tela de notificações vai ajudar os usuários a concluírem as tarefas de maneira mais ágil.

O acesso a configurações de Wi-Fi e Bluetooth será mais rápido.

O Painel de Privacidade também vai informar os aplicativos que acessam microfone, câmera e localização, além de mostrar a frequência com que os aplicativos acessam tais permissões.

O smartphone também vai mostrar um ícone no topo direito da rela quando a câmera ou o microfone estiverem sendo utilizados.

O usuário que preferir poderá desativar todos os componentes no sistema operacional e só conceder permissão quando precisar utilizar o microfone ou a câmera.

Outras novidades são:

  • O celular poderá destrancar carros com Android Auto;
  • O Google Maps vai informar sobre a circulação em bairros;
  • O Google Lens permitirá a pesquisa de produtos na captura de tela;
  • O Google Assistente pode realizar no Chrome o processo de mudança de senhas em sites compatíveis;
  • O Google Assistente vai poder ser acessado ao segurar o botão de liga/desliga.

iOS 15

 A nova versão do sistema operacional do Iphone está disponível na versão teste para desenvolvedores. Ele só vai ser totalmente disponibilizado entre setembro e dezembro deste ano.

As notificações dos iOS 15 foram alteradas. Elas vão mostrar fotos de quem enviou as mensagens e ícones ampliados de aplicativos.

O iOS 15 também terá notificações de pouca urgência que vai aparecer uma vez de manhã ou à noite. Os aplicativos de mensagens vão notificar normalmente.

O iOS 15 também terá mudança no modo Foco para diminuir distrações ao longo do dia. Será possível configurar um modo de trabalho e modo pessoal. Conforme for ligado um perfil, o smartphone vai bloquear notificações de alguns aplicativos e priorizar notificações de outros.

O IOS 15 vai sugerir o modo Foco com base nos horários pessoais dos usuários. O perfil do modo Foco poderá ser sincronizado com outros aparelhos da Apple.

Já o Facetime, que é o serviço de vídeochamadas da Apple, vai permitir que usuários de Windows ou Android entrem nas vídeochamadas.

O SharePlay é uma novidade para os usuários da Apple. Ele vai permitir que os usuários e amigos assistem séries e vídeos simultaneamente. Só é necessário que todos tenham um Iphone, Ipad ou Mac.

 Na atualização, ao acessar fotos no rolo da câmera, será possível segurar sobre algum detalhe da foto e obter informações como a raça de um cachorro ou localização de um lugar, por exemplo.

 Outras novidades são:

  • O usuário vai poder definir um contato que poderá solicitar acesso aos dados do Icloud;
  • O Apple Maps vai ganhar uma interface nova com modo noturno;
  • O aplicativo de Notas vai permitir criar hashtags para categorias e marcação de outros usuários;
  • O Safari vai ter um novo visual.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.