Como organizar o tempo de estudo?

Veja algumas práticas que podem ajudar.

Saber como organizar o tempo de estudo é a peça-chave para ter notas mais elevadas e, concomitantemente, aprender mais sobre o que se está estudando. Isso porque o ato de “estudar na correria” pode resultar em pouco foco, falta de concentração, desmotivação e, até mesmo, dificuldades para memorizar o conteúdo.

Por isso, aprender a fazer uma boa gestão de tempo nos estudos é de suma importância para conquistar novos resultados e se sentir mais satisfeito com a sua aprendizagem. No decorrer deste texto você encontra algumas dicas para isso. Continue lendo.

Como organizar o tempo de estudo?

Cada um possui uma forma de estudar e aprender. Cada pessoa tem as suas singularidades diante dos estudos. Por isso, a regra número um de como organizar o tempo de estudo é justamente saber o que mais funciona para você.

Em quais circunstâncias você costuma aprender mais? Em quais momentos do dia você se sente mais produtivo? Essas e outras questões deverão fazer parte da sua autorreflexão. A seguir, damos mais detalhes sobre elas. Veja:

1- Analise a sua rotina atual – o que faz a cada dia? Quais atividades podem ser descartadas?

Analise como você tem estudado atualmente. Você tem praticado atividades que poderiam ser descartadas? Há algo que precisa ser melhorado? Em quais momentos você tem se sentido mais improdutivo?

Avalie todos os fatores “negativos” do seu cenário atual, pois isso poderá servir de alicerce na hora de descartar o que não deve mais ser praticado, a partir de hoje.

2- Elabore um calendário completo para cada matéria

Depois que você conseguir enxergar os possíveis “problemas” instaurados em sua rotina, é hora de elaborar o seu calendário para cada matéria. Se for possível, use um calendário físico e que seja grande o suficiente para você enxergá-lo, na sua parede, dia após dia.

Assim você consegue demarcar as datas das provas; entregas de trabalhos; atividades em grupos; entre outras tarefas. Da mesma maneira, poderá anotar, diretamente no calendário, qual matéria e qual parte dela deve ser estudada a cada dia.

É importante ter em mente que o calendário não deve ser imutável, pois você precisa considerar que, em alguns dias, contratempos vão aparecer, como por exemplo: você pode adoecer; pode ficar sem internet; entre outras milhares de variáveis.

3- Escolha um bom ambiente para estudar e focar

Além de organizar o tempo de estudo, é imprescindível que você saiba escolher um bom ambiente para estudar e focar. Concentre-se em selecionar um espaço que permita a entrada de luz solar, além de ser um cantinho mais calmo e silencioso na sua casa.

Caso seja impossível encontrar um ambiente silencioso, foque em usar fones com músicas específicas para estudar. No YouTube você encontra diversas opções.

4- Divida as suas tarefas em passos e separe um momento para cada ferramenta

Por fim, sempre divida as suas tarefas em passos. Isto é, além de colocar tarefas no seu calendário, divida-as, dentro de cada dia, em partes menores. Vá concluindo um passo por vez, e separe um momento para cada ferramenta.

  • Exemplo: ao invés de apenas ler o livro sem parar, leia algumas páginas, pare para anotar, depois, pare para gravar um áudio explicando para si mesmo, e volte a ler mais um pouco.

Assim você intercala estímulos/ferramentas e aprende uma parte de cada vez.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.