Como o mindfulness pode ajudar um líder?

Em um dia a dia corrida, o mindfulness pode ajudar um líder a manter-se focado em seu time, sempre viabilizando caminhos mais promissores para este. Mas, como isso acontece? O que é, de fato, o mindfulness para liderança? Quais são todas as vantagens dessa prática?

Se você tem dúvidas sobre esse assunto, então não deixe de acompanhar este conteúdo que preparamos para você. Vamos lá!

O que é o mindfulness para liderança?

O mindfulness para liderança pode ser compreendido como a prática de o líder focar no presente, principalmente na hora de orientar a sua equipe.

Afinal, é muito comum nos deixarmos levar pelo o que aconteceu no passado ou pela ansiedade do que pode vir a acontecer no futuro. E isso, até certo ponto, é normal e não impacta negativamente o dia a dia corporativo.

Porém, quando a equipe e o próprio líder começam a se apegar a esses fatores, as atitudes do presente são deixadas um pouco de lado. Aqui, o piloto automático aparece e as chances de equívocos também.

Por isso, dizemos que o mindfulness para liderança é a capacidade de focar em cada etapa vivida no presente. É ter uma visão profunda de cada passo da equipe, para assim encontrar as melhores maneiras de auxiliar e direcionar o time.

Como o mindfulness pode ajudar um líder?

Entendido que o mindfulness para liderança é saber focar no presente, e assim ajudar a equipe, fica ainda a dúvida: Como o mindfulness pode ajudar um líder? Veja algumas considerações a respeito disso:

1- Você pode sempre direcionar a sua equipe para o agora, diminuindo a ansiedade do time

Um time que pensa constantemente nas consequências e nas potenciais consequências, ou seja, sofre por antecipação, tende a ser muito ansioso.

Essa ansiedade, quando mal manejada, pode impactar a qualidade de vida das pessoas. Consequentemente, todo o time “sofre” com a mania de se pensar no que pode acontecer.

Embora as previsões sejam importantes, assim como as prevenções, se pautar apenas no futuro não é algo bom para a nossa saúde mental.

Assim, ao ajudar o seu time a focar no agora, por meio do mindfulness, a ansiedade de toda equipe tende a diminuir.

2- É possível auxiliar o time na hora de dar uma atenção plena a determinadas tarefas

Determinadas tarefas precisam de uma atenção mais plena para serem executadas com maestria. Assim, o mindfulness pode ajudar um líder a partir do momento em que este ajuda a equipe a focar em cada detalhe de um projeto. Todo mundo sai ganhando.

3- Cada etapa é vivida de uma forma mais intensa, promovendo resultados promissores

Viver cada etapa de um projeto é uma forma de aprender mais e se desenvolver mais. Ao trazer esse conceito do aqui e agora para a sua equipe, toda ela irá aproveitar melhor cada passo dado dentro da corporação.

Isso fará com que tenhamos colaboradores mais ativos e conectados com o trabalho, melhorando o desempenho como um todo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.