Mindfulness no trabalho: O que é? Quais os benefícios?

Você já ouviu falar da técnica de mindfulness no trabalho? Se ainda não, saiba que essa prática tem transformado a vida de muitas pessoas. Afinal, ela promove mais qualidade de vida, bem-estar e até mesmo saúde mental. Quer saber como? Então acompanhe este conteúdo até o fim e saiba mais sobre este tema!

O que é mindfulness no trabalho?

Antes de qualquer coisa, precisamos conceituar o que é mindfulness no trabalho, a fim de sabermos mais sobre a prática.

Basicamente, podemos dizer que o mindfulness diz respeito ao ato de se fazer presente no aqui e agora. Mas, como assim? Simples: sem se deixar levar por pensamentos que nos transportam para o passado ou para o futuro.

Afinal, pare e pense sobre a sua rotina de trabalho. Quantas vezes, ao longo dos dias, você age de uma forma automatizada, sem estar verdadeiramente presente? Isso tende a acontecer com ainda mais frequência em trabalhos repetitivos.

Porém, é claro que nem sempre conseguiremos estar 100% focados no presente. Até porque, volta e meia, teremos que pensar e planejar o nosso futuro, por exemplo. Mas, o problema surge quando nunca conseguimos ter uma conexão plena com o presente.

É aqui que deixamos de aproveitar o agora. Diversas informações passam despercebidas e os equívocos do piloto automático podem acontecer.

Sendo assim, o mindfulness no trabalho visa exatamente o contrário disso: ele visa nos trazer para o agora, fazendo com que possamos escutar ativamente o outro; nos dedicar completamente ao que estamos fazendo; e assim por diante.

Quais os benefícios?

Mas afinal, quais os benefícios do mindfulness no trabalho? São muitos! Veja:

  • Você começa a ser mais focado nas suas atividades, diminuindo as chances de cometer os chamados “erros bobos”.
  • A ansiedade tende a diminuir, pelo fato de você não ficar focado no que pode acontecer.
  • A sua saúde mental também é beneficiada, tendo em vista que você não terá que lidar com pensamentos ruins e repetitivos.
  • O estresse também tende a diminuir, afinal, você estará focado em uma etapa de cada vez, não sobrecarregando a sua saúde mental.
  • A tendência é que o seu desempenho no trabalho seja melhor.

Como praticar o mindfulness no trabalho?

Agora que você já sabe o que é e quais são os principais benefícios do mindfulness no trabalho, veja como você pode começar a praticá-lo na sua rotina:

  1. Comece aos poucos. Sempre que possível, traga a sua atenção para o presente. Existem formas de fazer isso: focando na sua respiração; sentindo a peça de roupa que você veste; observando a iluminação, o cheiro e a temperatura do ambiente; e assim por diante.
  2. Sempre que perceber que está devaneando demais sobre o futuro ou passado, diga a si mesmo “viva o aqui e agora”. Isso trará a sua atenção para o presente.
  3. Não se preocupe em ser perfeito no começo. Comece praticando aos poucos e vá melhorando à medida que você conseguir trazer a sua atenção para o presente.
  4. Não desista!

Viu como não é tão difícil? Então comece hoje mesmo a praticar o mindfulness no trabalho!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.