Como limpar piso de madeira

Confira dicas e deixe seu piso sempre limpo!

Você sabe qual é a forma adequada de limpar um piso de madeira? Bom, para sua informação, não é algo tão difícil! Principalmente se você tiver a conscientização de que não se deve usar certos tipos de produtos e nem excesso de água no piso para garantir a sua durabilidade. Se você quer aprender o passo a passo para saber como limpar piso de madeira, acompanhe o post pois, hoje, mostraremos algumas dicas incríveis.

Saiba mais sobre como limpar piso de madeira

Limpar piso de madeira -- Reprodução Canva
Limpar piso de madeira — Reprodução Canva

Os pisos de madeira servem para deixar a casa com um charme único e um pouco rústico. É essencial aprender como facilitar ainda mais a limpeza da casa, principalmente em caso de piso laminado. Porém, todo o cuidado é pouco na hora de manusear e fazer a manutenção desse tipo de piso! Não se deve limpar de qualquer forma, pois, assim como qualquer outro tipo de material, a madeira também precisa de alguns cuidados e exigências.

Veja agora, logo abaixo, as dicas de como você pode limpar o piso de madeira adequadamente e sem causar danos ao material.

Varrendo com uma vassoura

Como o piso de madeira não pode pegar muita umidade e nem ser molhado com tanta frequência, o ideal é que, em faxinas de cotidiano, você limpe a casa apenas com a vassoura.

Tudo o que você precisa fazer para manter a sua casa limpa, e o seu chão de madeira livre de poeira e sujeiras diversas, é apenas passar a vassoura para limpar e tirar o grosso. Faça isso com bastante frequência, de preferência varra o chão dia sim, dia não. Você também pode fazer esse processo antes de limpar efetivamente com um pano.

Dessa forma, o seu piso não vai ser muito prejudicado. Por isso, você deve optar por uma vassoura de cerdas macias, principalmente se o seu chão for de piso laminado. Nesse caso, todo o cuidado é pouco na hora de manter a qualidade do chão.

Evite uso de desinfetantes muito fortes

Muitas pessoas se perguntam se podem fazer uso de desinfetantes muito fortes. Isso porque, quanto mais forte for o desinfetante, melhor será a limpeza, e mais fácil ainda para remover até mesmo o encardido do piso. Mas a resposta para essa pergunta é: não.

Mas por que não se deve limpar chão de madeira com desinfetantes? Bom, as composições desinfetantes podem danificar a madeira. Mesmo que você use raramente, a longo prazo gerará danos irreparáveis. Sendo assim, suspenda de vez o uso, até mesmo se você limpa normalmente dessa forma.

A limpeza do chão de madeira deve ser feita da forma mais suave possível, principalmente em casos de piso laminado. Para você preservar e cuidar ainda mais, garantindo a durabilidade e qualidade do seu piso, opte por uma limpeza menos agressiva, apenas com detergente ou sabão neutro.

Evite também o uso de produtos como álcool e vinagre, mesmo que tenha acontecido algum acidente e causado uma mancha enorme no seu piso. Isso porque, da mesma forma que desinfetantes e produtos de limpeza comuns podem a prejudicar o seu piso, eles também são prejudiciais, apesar da composição ser um pouco menos agressiva.

Passe um pano úmido

Depois de você ter varrido o chão, pode vir com um pano úmido para terminar a limpeza. Mas, lembre-se que ele deve ser quase seco, pois o excesso de líquido pode prejudicar a madeira e deixar ela úmida, acumulando mofo.

Para preparar o pano para limpar o chão, você precisará simplesmente fazer uma solução de um pouco de sabão neutro com água em temperatura normal. Lave o pano com essa mistura antes de passar, por mais que ele já esteja limpo. Então, torça o pano quantas vezes forem necessárias até que ele fique somente úmido. Preste bastante atenção na hora de remover todo o excesso de água, pois isso realmente é importante.

Passe o pano suavemente pela superfície do piso, tomando cuidado para não deixar muitas marcas. Depois, se necessário, você deve passar um pano seco, a fim de finalizar a limpeza.

Como tirar o encardido do piso

Com o passar do tempo, pode ser que o piso fique um pouco encardido. Então, para isso, você deve fazer uma limpeza um pouco mais pesada.

Faça o preparo da mesma solução que você usa na hora de limpar com um pano úmido, ou seja, água e sabão neutro. Porém, dessa vez, ao invés de deixar o pano quase seco, você pode deixar ele um pouco mais úmido.

Sendo assim, esfregue o chão com esse pano. Você pode fazer uso do auxílio de uma vassoura também. Se for necessário, passe um pouco mais de sabão em alguma parte do pano para limpar ainda mais. Depois finalize a limpeza, passando um pano seco por cima.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.